CDMF e Aptor negociam implantação de plataforma educativa digital na Argentina
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
CDMF e Aptor negociam implantação de plataforma educativa digital na Argentina
| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli
Sistema deve garantir continuidade de processos educativos no contexto das medidas de distanciamento social
IDN – Educação
O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Aptor Software, empresa spin off do Centro, negociam a implementação da plataforma educativa digital “Ludo Escola” no município de Tandil, na Argentina.
Devido à emergência sanitária imposta pela pandemia de COVID-19 e as necessárias práticas de distanciamento social que acarretam, também, a paralização de atividades presenciais nas escolas, alternativas para continuidade dos processos educativos têm sido demandas pela sociedade.
Tendo em vista tal necessidade, o grupo “Ludo Educativo”, projeto de extensão do CDMF em parceria com a Aptor, desenvolveu o sistema “Ludo Escola”, uma plataforma de ensino à distância que tem como objetivo auxiliar alunos e professores com o emprego de novas tecnologias digitais.
A ferramenta apresenta diversos recursos didáticos, jogos educativos e materiais de apoio de diversas disciplinas. Outra possibilidade apresentada é a criação de salas de aula virtuais com atividades personalizadas pelo professor e aplicação de avaliações sobre os conteúdos ministrados.
O sistema, que já se encontra em implementação na rede municipal de ensino de São Carlos – SP, também poderá ser implementado na rede de ensino do município de Tandil, na Argentina. A apresentação da ferramenta aos tomadores de decisão da cidade do país vizinho foi realizada pelo pesquisador Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e integrante do CDMF.
Diante do interesse apresentado, algumas tratativas para definição de um convênio de colaboração entre o CDMF e o Município já estão sendo realizadas entre o pesquisador Elson Longo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF, e o prefeito de Tandil, Miguel Ángel Lunghi.
Em uma primeira etapa, todos os conteúdos serão traduzidos para o Espanhol por profissionais residentes na Argentina. Posteriormente, outras alterações serão implementadas na plataforma para ajuste e produção de alguns conteúdos de acordo com os currículos e necessidades locais, mediante o diálogo entre as equipes do “Ludo Educativo” e das Secretarias de Educação e Saúde de Tandil.
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).