Coceira na zona genital não deve ser ignorada; entenda um dos motivos
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Talvez seja mais grave do que pensa, como alerta o médico Neel Patel
A persistente sensação de coceira na área genital ou a ocorrência de candidíase (uma infecção causada por fungos) nem sempre indicam uma infecção sexualmente transmissível. Como esclarece o médico Neel Patel ao Daily Express, esses sintomas podem ser indicativos de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, e muitas vezes passam despercebidos.
De acordo com o portal da Diabetes UK, uma organização de caridade para pessoas com diabetes no Reino Unido, a coceira resulta do aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. “Coceira e dor na área genital podem indicar uma infecção por fungos (…), sendo um sinal de diabetes tipo 2”, conforme mencionado.
Patel destaca que é aconselhável procurar um especialista se a coceira ou candidíase estiverem acompanhadas de outros sintomas, como micção frequente, perda de peso inexplicada, sede intensa, fadiga excessiva e a presença de feridas que não cicatrizam.
Lembrando que a diabetes é uma doença crônica “silenciosa”, afetando todas as idades e ambos os sexos. Caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, resultando em hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a forma mais comum, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando esta não é utilizada corretamente pelo organismo.
| IDNews® |Beto Fortunato | NMBR |Brasil|