Cunha decide mudar a ordem da votação do impeachment
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Cunha decide mudar a ordem da votação do impeachment, o presidente da Câmara foi questionado sobre a ordem escolhida para a votação
13:45|14/04/16
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu alterar a ordem de chamada dos deputados no domingo (17), dia da votação do impeachment no plenário da Casa.
Segundo destaca a Folha de S. Paulo, Cunha havia definido que os deputados da região Sul iriam iniciar a votação, os estados do Nordeste e Norte iriam ficar para o final. No entanto, o PT e outros partidos questionaram a medida, alegando que o objetivo de Cunha era deixar para o final Estados com tendência pró-Dilma, criando uma “onda” favorável ao impeachment durante a votação.
Cunha argumentava que o regimento estabelece uma rotatividade na forma de chamada para esse tipo de votação. Uma vez começa do Sul e termina no Norte. Na seguinte seria feito o inverso: começa no Norte e acaba no Sul.
Segundo o presidente da Câmra, a última votação desse tipo aconteceu em 2005, na eleição de Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara, que teria começado pelo Norte. Só que nessa ocasião houve a chamada de deputados apenas para organização da votação. Além disso, ela foi secreta, diferentemente de votações de impeachment, que são abertas.
A publicação destaca que Cunha ainda não anunciou o novo critério de chamada.