Araraquara

Design de Moda da Uniara promove o Achado Fashion, de troca de roupas usadas entre público e alunos do curso


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Design de Moda da Uniara promove o Achado Fashion, de troca de roupas usadas entre público e alunos do curso
Evento será realizado nos dias 24 e 25, na unidade I da universidade, dentro do Fashion Revolution

8:26 | Assessoria de imprensa da Uniara |2018ABR17 | 

Em sua participação no “Fashion Revolution”, o curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara promove o “Achado Fashion” nos dias 24 e 25 de abril, das 19h às 22h, no pátio da unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Para o evento, o público deve levar roupas e acessórios que queiram se desfazer, limpos e em bom estado, para trocar com os de alunos da graduação, que também levarão materiais para essa finalidade.

“Ao invés de comprar, vamos trocar! Trata-se da primeira feira de escambo. Sabe aquela roupa e aquele acessório que você não usa mais? Aquela no fundo do guarda-roupas, a que não serve mais ou que enjoou? Então, vamos trocar”, brinca a coordenadora do curso, Vivian Huss.

Ela explica que o objetivo é promover a reflexão sobre o consumo. “Não precisamos comprar para ter opções de peças com estilo. A troca acontece diretamente com o aluno proprietário das peças – calça por calça, blusa por blusa, bolsa por bolsa ou, se for de comum acordo, itens por itens.  O curso de Design de Moda apoia essa causa. Pratique o consumo consciente”, aconselha.

Vivian aproveita para esclarecer que “a graduação, bem como a Uniara, apenas promovem e apoiam o ‘Achado Fashion’, e não se responsabilizam pelo escambo praticado entre alunos e público”.

Fashion Revolution

O curso participará do “Fashion Revolution”, “evento mundial de consciência sobre a valorização do trabalho na produção têxtil e fabril da moda, e que promove a reflexão sobre o consumo do fast-fashion”, que será realizado entre os dias 23 e 29 de abril. Na Uniara, as atividades da graduação, gratuitas e abertas ao público, serão nos dias 23, 24 e 25, das 19h às 22h, na unidade I da instituição.

“É um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que concentrava confecções de roupas, no dia 24 de abril de 2013, quando deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível por meio da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável, e criar conexões exigindo transparência”, explica Vivian.

Ela conta que, no Brasil, o “Fashion Revolution” “movimenta a reflexão sobre a produção de moda, a valorização do trabalho, o fomentar do consumo consciente, o enaltecer da transformação da peça como reutilização e a valorização do trabalho do artesão, assim como propõe trocas de looks na variação do estilo”.

Além do “Achado Fashion”, entre as atividades que serão realizadas pela graduação, estão: a confecção de uma bandeira de retalhos e seu hasteamento; uma palestra sobre consumo de moda; a exibição de um documentário que representa o evento; o registro de fotos de alunos e participantes, com as placas “#quemfezminhasroupas” e “#eufizsuaroupa”, e uma oficina de customização de camisetas apenas com o uso de tesoura, entre outras.

Detalhes sobre o “Fashion Revolution” estão disponíveis no site www.fashionrevolution.org. Informações sobre o curso de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Programação

23/04 – Auditório 4, das 19h às 22h

– Abertura e conscientização da cultura de consumo de moda

– Exibição do documentário “The True Cost”, que aborda o desabamento do edifício em Bangladesh

– Conversa com produtores, designers e artesãos sobre o consumo e seu reflexo na cadeia têxtil

24 e 25/04 – Pátio, das 19h às 22h

– Achado Fashion

– Oficina de customização de camisetas, apenas com o uso de tesoura

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

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