Design do universo de games de terror é tema de estudo de aluno de Jogos Digitais da Uniara
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Design do universo de games de terror é tema de estudo de aluno de Jogos Digitais da Uniara
Projeto de Carlos Alberto Ferrari Junior foi contemplado pelo PIBIC/CNPq da universidade
18AGO2017| 9:02 - Assessoria de imprensa da Uniara
O design do universo de games de terror é o objeto de estudo do aluno do segundo ano do curso de Jogos Digitais da Universidade de Araraquara – Uniara, Carlos Alberto Ferrari Junior, que começou a desenvolver o trabalho “Mapeamento e desenvolvimento de projeto de level design de jogos digitais do gênero de horror”, orientado pela professora da graduação, Paula Toledo Palomino. A pesquisa foi contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição.
Paula esclarece que o termo ‘level design’ engloba tudo de um jogo, como mapas, dificuldades, itens e a parte mecânica do game. “Por exemplo, nos jogos mais antigos, você termina a fase e avança para a seguinte. Nos atuais, essa transição é menos perceptível, já que a jogada é contínua”, explica.
Ferrari Junior detalha que seu estudo “visa ao entendimento da relação direta do level design com a experiência de gameplay, utilizando como objeto de estudo duas franquias de jogos de horror: ‘Silent Hill’ e ‘Fatal Frame’”. “Após serem mapeadas e entendidas as diferenças e semelhanças no design de níveis das respectivas obras, será proposto o desenvolvimento de um projeto próprio que demonstrará, na prática, como o entendimento e o mapeamento podem contribuir com a criação desses níveis”, explana.
Ele comenta que esse campo de pesquisa em Jogos Digitais é relativamente novo e, portanto, carente de trabalhos acadêmicos sobre o assunto. “É preciso estudar e entender essa área, a fim de estabelecer padrões e métodos adequados para o desenvolvimento de tais produtos, além de desmistificar a ideia de que jogos digitais não devem ser levados a sério”, aponta.
Ainda em estágio inicial, na fase de revisão bibliográfica fundamental, Ferrari Junior menciona que, no decorrer de um ano de pesquisa, será feita a elaboração dos conceitos e definições, a identificação de etapas do level design e a análise e catalogação dos jogos escolhidos. “Por fim, será elaborada uma proposta de level design em que serão aplicados os conhecimentos adquiridos, a fim de demonstrar o método estudado”, finaliza.
Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.