Dia Nacional do Vigilante é lembrado na Tribuna Popular da Câmara
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Dia Nacional do Vigilante é lembrado na Tribuna Popular da Câmara
Hoje o número de profissionais de segurança privada ultrapassou, em muito, o efetivo de …
21JUN2017| 9h12 - IMPENSA CAM
Em 20 de junho se comemora o Dia Nacional do Vigilante. E por conta dessa data, José Antônio Lombardi de Souza e Toni Rogério, profissionais intimamente ligados à área em Araraquara, ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal, nesta terça-feira (20), durante a sessão ordinária.
Afirmaram que diante da criminalidade e do medo de ser vítima desse crime, muitos particulares procuram apoio na segurança privada, que tem crescido cada vez mais no Brasil e representa uma base fundamental na proteção de vidas e do patrimônio da sociedade.
Hoje o número de profissionais de segurança privada ultrapassou, em muito, o efetivo de policiais militares e civis.
A primeira legislação autorizando o serviço privado é de 1.969 e foi instituída em virtude do aumento de assaltos a instituições financeiras. Ao longo dos anos a atividade passou a ser fundamental também a órgãos públicos e empresas particulares.
Assim, com o objetivo de melhorar o setor, o governo criou em 1983 a Lei 7.102, e a fiscalização deixou de ser estadual e passou a ser federal.
“Hoje, a maior parte dos governos enxerga a segurança privada como parceira da segurança pública. Ela consegue liberar o efetivo da segurança pública para atuar de forma mais incisiva no combate à criminalidade, à medida que fica responsável pela segurança de interesses individuais”, frisaram.
No Brasil, o efetivo da categoria atualmente é superior a 640 mil vigilantes trabalhando em mais de 1.500 empresas autorizadas a funcionar pela Polícia Federal.
“Podemos dizer que a segurança privada é um instrumento fundamental de apoio ao Estado na prevenção de crimes e vem se consolidando como importante protagonista na proteção de vidas e do patrimônio das organizações públicas e privadas”, finalizaram aplaudidos pelos vigilantes presentes.