Docente da Uniara quer envolver alunos de Design Digital em projeto premiado do qual participou da fase de concepção
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Monitorando a Cidade recentemente ficou em primeiro lugar, na categoria Inovação Digital, na edição de 2021 do Prêmio Fundação Banco do Brasil
O projeto Monitorando a Cidade, do qual a professora do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Adeline Gil, participou da fase de concepção em 2015, recentemente ficou em primeiro lugar, na categoria Inovação Digital, na edição de 2021 do Prêmio Fundação Banco do Brasil, e recebeu um prêmio em dinheiro para ser investido no seu aprimoramento.
A docente continua envolvida com a iniciativa, agora como membro do grupo CoLab, onde desenvolve pesquisas em inovações tecno-cívicas que abrangem alguns projetos, estando entre eles o Monitorando. “É uma ferramenta que tem ajudado comunidades, indivíduos e organizações da sociedade civil a monitorarem assuntos relacionados a uma causa, por meio da coleta de dados e ação cívica. Participei de seu desenvolvimento vivenciando as práticas de codesign de tecnologias cívicas e desenvolvendo elementos de interface gráfica do usuário e manuais de facilitação. De modo geral, tecnologias cívicas são tecnologias para o bem público”, explica Gil.
Foi com base nessa plataforma, segundo ela, que os estudantes de Design Digital da Uniara realizaram, em 2020, um experimento de avaliação e design de interfaces, cuja divulgação da atividade pode ser conferida no link https://bit.ly/3tqnLa2. “Os alunos daquela turma desenvolveram propostas de redesign para serem testadas, mas nós, do grupo CoLab, precisávamos de desenvolvedores para implementá-las, mas não havia fundos para isso. Agora o projeto tem fundos e eu pretendo envolver os graduandos novamente para repensar seu design”, revela a professora.
Dessa maneira, a aula, de acordo com Gil, acaba sendo prática e com base em um caso real. “Trata-se de um projeto, que é essa plataforma com reais necessidades de aprimoramento na sua parte de experiência do usuário – UX, para que ela possa cumprir sua função da forma mais eficiente e que seu valor de uso seja bem comunicado. A parte de visualização de dados é a mais crítica da ferramenta, e um bom design irá diminuir as barreiras para seu uso”, finaliza.
Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o Monitorando a Cidade – https://bit.ly/3qpexsD – e o prêmio recebido estão disponíveis nos links https://bit.ly/3tugtSr e https://bit.ly/3tpSrIc.
| IDNews® |Brasil | Assessoria de Imprensa Uniara|