Docente de Publicidade da Uniara tem foto publicada pelo American Museum of Natural History, de Nova Iorque
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Postagem pode ser visualizada na internet
O professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Arroyo, teve uma foto de sua autoria publicada pelo American Museum of Natural History, de Nova Iorque, nos Estados Unidos, para compor um texto relacionado à espécie Jaguarundi, conhecida como Gato-Mourisco. As postagens podem ser visualizadas nos links https://encurtador.com.br/4TeF1 e https://encurtador.com.br/D7GqR.
“O registrado foi realizado no vale do rio Jacaré-Guaçu, em Araraquara, e o museu usou a foto creditando meu nome, sendo que foi pedida a autorização para uso da imagem. O interessante dessa foto é que é possível ver todos membros bem alongados e dispostos. Talvez tenha sido isso que chamou a atenção do museu para expor essa foto junto com a matéria sobre a espécie”, aponta Arroyo.
Ele conta que ficou contente com a publicação “porque você nunca espera algo assim”. “Foi o museu de história natural de Nova Iorque, um dos mais reconhecidos do mundo dentro do segmento. Para se ter uma ideia, é onde foi gravado o filme ‘Uma Noite no Museu’. Fiquei realmente muito feliz, pois é um reconhecimento de um trabalho”, diz.
“Uma coisa que procuro sempre falar nas aulas de fotografia é que estamos estudando comunicação. Somos comunicadores, e a fotografia possibilita mostrar o mundo de uma forma diferente, com o seu olhar. O aluno tem essa visão sobre o que um fotógrafo faz e o que pode transformar a sociedade, seja qual for o objetivo. Ele pode ser um agente dessa transformação”, destaca o docente.
Esse tipo de registro precisa ser feito com muita responsabilidade, principalmente quando se fala em redes sociais, de acordo com Arroyo. “Então é sempre muito importante ter consciência daquilo que está registrando e como aquilo pode ser interpretado”, salienta.
A foto publicada pelo museu está cadastrada em uma rede de registros da natureza chamada iNaturalist – www.inaturalist.org -, “muito consultada por órgãos da vida animal, acadêmicos e pelo público em geral”. “Eu utilizo a licença Creative Commons – https://br.creativecommons.net/licencas – em minhas fotos, o que permite que sejam publicadas desde que o autor seja citado”, explica ele.
Além de professor, Arroyo é integrante do Clube de Observadores de Aves de Araraquara – COA-Araraquara, com divulgações realizadas pelo Instagram – @coa.araraquara. “Já o meu Instagram com fotos das aves e animais do município é o @arroyo_gabriel”, finaliza.
Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|