Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Educação & Cultura

Docente do PPG-DTMA da Uniara palestra sobre transgênicos, agrotóxicos e comida em Campinas


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Evento será realizado no dia 11, das 13h45 às 15h30

O professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, José Maria Gusman Ferraz, ministrará a palestra “Transgênicos, agrotóxicos e a nossa comida” no dia 11 de março, das 13h45 às 15h30, durante a Feira Agroecológica Educativa e Solidária, realizada em Campinas.

“Vou falar sobre os riscos que temos ao comermos alimentos que têm uma grande quantidade de agrotóxicos. Aliás, na maioria dos alimentos que comemos, hoje, tem uma quantidade exagerada de agrotóxico. O Brasil, sozinho, utiliza mais desse produto do que se juntasse a China e os Estados Unidos. São dois países também continentais, e o Brasil, assim mesmo, tem uma quantidade maior de uso”, aponta o docente.

Ele coloca que “estamos realmente contaminando nossa comida e nossa água com esse sistema de produção que escolhemos”. “A minha fala na palestra será justamente para alertar sobre a necessidade de se pensar em uma forma mais saudável de se produzir e consumir alimento que não tenha agrotóxico”, explica.

Isso é possível, de acordo com Ferraz. “Quando se fala em produção orgânica, temos a impressão de que são hortas pequenas, mas temos inclusive em São Paulo um exemplo grande de uma usina de açúcar em Sertãozinho, que tem mais de 15 mil hectares de cana – uma média das usinas da região –, e ela produz sem usar uma gota de agrotóxico e de adubo químico. Portanto, é de uma forma orgânica, e a produtividade dela é maior do que as usinas do entorno”, destaca.

O professor reforça que, dessa forma, também é possível produzir alimentos em larga escala sem agrotóxico. “Inclusive trabalhamos com isso na Uniara. Nosso curso de Agroecologia tenta trabalhar nessa linha também”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo WhatsApp (16) 3301-7126 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *