Araraquara

Docente e ex-aluno da Uniara publicam livro como resultado de estudo de projeto Iniciação Científica


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Docente e ex-aluno da Uniara publicam livro como resultado de estudo de projeto Iniciação Científica
Obra foi organizada com o objetivo de partilhar dados de pesquisas e reflexões sobre Educação e Meio Ambiente

04DEZ2017 | 13:58   - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto ©Uniara

O estudo de Iniciação Científica – IC do ex-aluno do curso de Biologia e do mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA, Diego Ferreira Gomes, orientado pela docente da graduação, Betanea Platzer, da Universidade de Araraquara – Uniara, e pelo professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Diógenes Valdanha Neto, deu vida ao livro “Às margens do Lago do Cuniã: pensando nosso Meio Ambiente”.  O lançamento oficial está previsto para o primeiro semestre de 2018, na Uniara.

De acordo com Betanea, no mês de setembro, os três estiveram na Reserva Extrativista – RESEX Lago do Cuniã, localizada em Rondônia, para entregar um exemplar a cada estudante, professor, funcionário e membro da equipe gestora da escola em que foi desenvolvida a pesquisa.

“A obra, fruto de investigações desenvolvidas na RESEX, sobretudo a Iniciação Científica realizada pelo Diego, foi organizada com o objetivo de partilhar dados de pesquisas e reflexões sobre Educação e Meio Ambiente a partir das vivências e experiências com ribeirinhos que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental da escola pública municipal inserida no local estudado”, explica a docente.

Os autores contam que “foi um momento muito significativo e que revela a trajetória como pesquisadores, em um processo de coleta de dados e devolutiva para a comunidade na qual foram realizados estudos sobre formação e atuação docente, estudantes da Educação Básica, Meio Ambiente e diversidade cultural”.

A coordenadora do curso de Biologia da Uniara, Teresa Kazuko Muraoka, aponta que “esse trabalho teve o ciclo fechado: projeto, execução, publicação em congresso e em forma de livro, como também retorno à comunidade que foi alvo de pesquisa”. “Boa parte das pesquisas realizadas com alguma comunidade nunca se leva em consideração o retorno, a devolutiva ao público pesquisado. Os pesquisadores coletam dados e publicam, sem se importar com o material humano que foi alvo de pesquisa. Dessa forma, considero esse trabalho louvável. Se todos os pesquisadores fizessem o que foi feito por eles, a comunidade científica seria mais justa e mais ética”, finaliza.

Betanea agradece a Uniara, em especial, “os cursos de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, o PIBIC/CNPq, a comunidade da RESEX, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMbio e o Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia – NAPRA.

Informações sobre o livro e sobre o curso de Biologia da universidade podem ser obtidas pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *