Edinho vai construir unidades de educação no Selmi Dei e retomar Cursinhos Populares nos bairros
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Edinho vai construir unidades de educação no Selmi Dei e retomar Cursinhos Populares nos bairros
Quero a educação como caminho da transformação, destaca candidato
15.48| 20SET2016 Edinho Silva
O candidato a prefeito Edinho Silva, da coligação “O Melhor para Araraquara” (PT, PP, PR e PCdoB), vai construir unidades educacionais no Jardim Roberto Selmi Dei, área de grande adensamento populacional. Na região, três mil unidades habitacionais foram entregues no último período, porém, sem equipamentos públicos e estrutura necessária para qualidade de vida das famílias.
“Também vamos reorganizar programas educacionais importantes nos bairros como os Cursinhos Populares, oferecendo a oportunidade do filho do trabalhador ingressar no Ensino Superior, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos)”, explicou Edinho.
Outra proposta de Edinho é a retomada dos Portais do Saber, extinto pelo mesmo grupo político que administra a cidade há oito anos. Os Portais faziam parte de um programa de inclusão digital e estavam espalhados pelas diversas regiões da cidade. Neles, computadores com internet, biblioteca e monitores estavam disponíveis para os alunos e também para a comunidade no período noturno e aos finais de semana.
“São programas que deixaram de existir, mas vão voltar em nosso governo, para que a educação construa cidadania e gere oportunidades. Eu quero a educação como caminho da transformação”, ressaltou Edinho.
O candidato lembrou ainda que o Programa de Governo, construído com a população, também prevê a valorização dos profissionais da educação, com a garantia de melhores condições de trabalho, com formação articulada e permanente, de acordo com o processo de gestão pedagógica. “Levaremos ainda atividades culturais e esportivas para as escolas, para beneficiar a comunidade. Essas atividades chegarão principalmente até as áreas de vulnerabilidade social, por meio do projeto Escola Aberta”, acrescentou.
A qualidade da alimentação escolar também está no Programa de Governo. Para Edinho, é importante que os alunos da rede tenham acesso a alimentos frescos produzidos por agricultores da região. “Tudo isso será feito com muito diálogo com os professores, educadores, funcionários e comunidade escolar. Vamos fortalecer os Conselhos de Educação e estimular a participação de todos na construção da educação pública na nossa cidade”.
A educação teve prioridade no governo Edinho Silva. O Orçamento da Secretaria teve uma evolução de 136% entre os anos 2000 e 2009. O quadro de docentes, por exemplo, quase duplicou passando de 427 para 860. A ampliação de educadores da rede foi ainda maior, saindo de 281 para 600.
O resultado da política educacional adotada por Edinho foi a ampliação em 435% das vagas na educação infantil, em 100% na educação fundamental e em 140% na educação complementar. Foi na sua administração que a Escola de Dança Iracema Nogueira foi implementada e ganhou uma sede própria atendendo quase 500 crianças em período contrário ao escolar.