Édio articula reativação da Pastoral do Migrante em Araraquara
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Édio articula reativação da Pastoral do Migrante em Araraquara
Tendo em vista que o município de Araraquara é marcado pela intensa presença da população migrante, em decorrência de condicionantes sócio históricos, essa medida se faz urgente.
9:22| 05/07/2016 Édio Lopes
Em abril passado o vereador Édio Lopes (PT) visitou o Serviço Nacional da Pastoral do Migrante para solicitar o apoio no sentido de contribuir para a rearticulação da Pastoral do Migrante na cidade de Araraquara; e dando continuidade às tratativas, esteve reunido nesta segunda-feira, 04/07, com a Coordenação Regional da Pastoral, na cidade de Rafard.
Tendo em vista que o município de Araraquara é marcado pela intensa presença da população migrante, em decorrência de condicionantes sócio históricos, essa medida se faz urgente.
Desde o século XIX, com a produção do café e na década de 1960, quando foram implantados os complexos agroindustriais citrícola e sucroalcooleiro, o afluxo de pessoas oriundas de outros estados é muito grande.
Com isso, os problemas se acumulam e se multiplicam. Édio acredita que a reativação da Pastoral em Araraquara fortalecerá a preservação da identidade dos migrantes e, ao mesmo tempo, o sentimento de pertencimento. Ela vai colaborar na solução de graves problemas, envolvendo abusos dos direitos humanos dos trabalhadores, desrespeito às questões trabalhistas, precariedade das condições de trabalho, de higiene, alojamento e de saúde.
Édio foi recebido pelo Padre Garcia, que vê com ótimos olhos a reativação da Pastoral do Migrante em Araraquara, pois “esta realidade impõe à Igreja o desafio de se fazer presente com sua ação evangelizadora, libertadora e de combate às injustiças sociais, visando, de fato anunciar boas novas aos pobres e proclamar o tempo de justiça do Senhor. ”
Juntamente com uma equipe, o religioso virá a Araraquara para começar os trabalhos de diagnóstico da situação.
Édio Lopes tem acompanhado as dificuldades daqueles que vieram trabalhar e contribuir para o desenvolvimento aqui da região central do estado de São Paulo, que sozinhos e longe de sua terra natal, se veem às voltas com a injustiça social. “ Nossa cidade tem presença forte de migrantes e precisamos de um trabalho de base que busque promover seu protagonismo, desenvolvimento comunitário e políticas públicas a favor de todos. “