Educação & Cultura

Egressa do Mestrado em Educação da Uniara estuda mediação de conflitos na escola, documentos oficiais e o papel do diretor


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Pesquisa de Jacqueline Santana Gonçalves foi orientada pelo professor Edmundo Alves de Oliveira

EDUCAÇÃO, o estudo teve como foco principal o papel do diretor...

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – PPG-PEGI – Mestrado em Educação – da Universidade de Araraquara – Uniara, Jacqueline Santana Gonçalves, desenvolveu uma pesquisa sobre “Mediação de Conflitos na Escola, Documentos Oficiais e o Papel do Diretor”, sob orientação do professor Edmundo Alves de Oliveira.

“O estudo teve como foco o papel do diretor enquanto mediador dos conflitos que ocorrem no interior da escola. Para realizar essa pesquisa, utilizei os registros de livros de ocorrências e livros de orientação, fazendo uma triangulação de dados com os documentos oficiais e leis que regulamentam como devem ser as relações escolares e as ações dos diretores diante das ocorrências”, explica Gonçalves.

Ela relata que o estudo mostrou que os documentos oficiais e leis “são instrumentos importantes para prevenir, mediar e tratar os conflitos escolares, no entanto, eles são pouco conhecidos e, dessa forma, pouco utilizados como estratégia”. “A mediação de conflitos deve ser objeto de formação para diretores, afinal, está entre suas atribuições liderar pessoas e contribuir para formação de alunos, funcionários, professores e comunidade. A habilidade de mediar conflitos está prevista na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar”, detalha.

A ex-aluna é vice-diretora de escola. “Já atuei como coordenadora pedagógica e diretora substituta, e fiz parte de várias equipes gestoras, podendo observar por vários ângulos a importância do trabalho da gestão escolar para a formação da equipe e, consequentemente, a qualidade do ensino proporcionado aos educandos”, diz.

O estudo de Gonçalves foi tema de sua dissertação, defendida em março. Oliveira comenta que “foi uma excelente dissertação, muito elogiada”. “Ela atua na rede municipal de Rio Claro e se esforçou muito para fazer esse trabalho, que levará benefícios práticos muito bons se forem aplicados em sua rede de ensino”, finaliza o orientador.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo e-mail mestradoeducacao@uniara.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7341.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *