Em bairro residencial, pedestres têm dificuldade para atravessar a rua
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Em bairro residencial, pedestres têm dificuldade para atravessar a rua
8:40 |IDNews/Câmara Municipal de Araraquara | 2018OUT23 |
A região do São Geraldo, em Araraquara, tem registrado nos últimos anos um crescimento populacional, em virtude do processo de verticalização pelo qual passa o bairro. A consequência direta é o aumento do tráfego de veículos que, por sua vez, compromete a segurança dos pedestres, principalmente de idosos, como observou o vereador José Carlos Porsani (PSDB), que esteve no local nesta terça-feira (23), acompanhado do coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, para solicitar a instalação de um semáforo na área.
Na opinião do parlamentar, a medida se faz urgente no cruzamento da Avenida São Geraldo com a Rua Voluntários da Pátria. “Há vários dias, tenho observado esse ponto e, de fato, nos horários de pico, não há condições de o pedestre atravessar”, afirmou Porsani, que ainda citou a população flutuante que frequenta a região, em razão do Parque Infantil, do Centro Educacional e Técnico (Cetec) e da Escola Estadual Bento de Abreu: “São milhares de pessoas que passam por aqui.“
Soma-se a isso o fato de grande parte dos moradores serem idosos, como o professor aposentado Daury Amadeu Speranza, de 85 anos: “Eu já precisei, por mais de uma vez, interromper o trânsito para conseguir cruzar a rua”, contou. Ao seu lado, o também professor aposentado Luís Roberto de Toledo Ramalho explicou: “A densidade populacional aumentou muito. Só no ano passado, foram inaugurados dois edifícios com mais de 20 andares cada um. Fora isso, a (rua) Voluntários da Pátria é uma via de acesso do centro ao bairro.”
As más condições dos paralelepípedos da Rua Padre Duarte também seriam um fator para o aumento do fluxo na região, como ressaltou a comerciante Sara Rosita de Souza Speranza. “Como muitas pedras estão soltas, vários moradores evitam passar pela Rua 4 e desviam para a Rua 5, eu mesma faço isso”, disse.
Nilson Carneiro assegurou que profissionais da coordenaria serão enviados ao local e, caso seja constatado que o volume de tráfego é compatível com as normas técnicas, será feita a instalação do semáforo. “Acredito que, em 15 dias, já teremos uma resposta da viabilidade ou não do procedimento”, afirmou. Segundo o coordenador, enquanto isso, equipes da Prefeitura reforçarão a sinalização vertical e horizontal do cruzamento.
Confira fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmumrGdq