Em TCC, aluno de Farmácia da Uniara estuda o desenvolvimento de um novo biopesticida a base de biopolímeros para aplicação no controle biológico de pragas na lavoura
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
O trabalho de Jean Carlos Ferreira Machado contou com orientação do docente Hernane da Silva Barud
O aluno de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jean Carlos Ferreira Machado, desenvolveu, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o estudo “Formulações inovadoras a base do biopolímero maltodextrina contendo fungos Entomopatogênicos pela técnica de microencapsulação por spray drying”. A pesquisa teve como orientador o docente Hernane da Silva Barud e coorientador o professor Joé Eduardo Marcondes de Almeida, do Instituto Biológico de Campinas.
“O trabalho se baseia no desenvolvimento de um novo biopesticida a base de biopolímeros para aplicação no controle biológico de pragas, onde esse material futuramente poderá ser utilizado como alternativa no controle de pragas que afetam as lavouras. Com o desenvolvimento dessa pesquisa foram obtidos resultados que superam os poucos dados na literatura, sendo resultados maiores do que os produtos biopesticidas encontrados no mercado, comprovando a eficácia da tecnologia e a do sistema polimérico empregados”, conta Machado.
Segundo ele, “foi um estudo de iniciação científica, contemplado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, desenvolvido no Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais da Uniara, coordenado por Barud”.
“O Jean foi um aluno de iniciação científica exemplar. Esse foi um trabalho muito interessante, não só do ponto de vista acadêmico, mas também com grandes possibilidades de aplicação. Envolveu o Instituto Biológico de Campinas, por meio do professor Marcondes, e a FAPESP”, relata o orientador.
Barud explica que “a proposta do trabalho é a criação de biodefensivos, chamados de controle biológico”. “Por exemplo, ao invés de usar um defensivo químico, eu utilizo fungos para controlar a questão de pragas na agricultura. O Biopolmat tem uma contribuição muito grande nisso, porque trabalha com a questão das novas formulações, torná-las mais científicas, digamos assim, com tempo de prateleira mais elevado, fazendo com que o projeto do Jean tenha grande chance de um dia se tornar um produto”, finaliza.
Informações sobre o curso de Farmácia e o Laboratório de Biopolímeros da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br.
| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|