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Educação & Cultura

Em trabalho, alunos de Publicidade da Uniara desenvolvem campanha contra homofobia e transfobia


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Atividade fez parte da disciplina de Criatividade, ministrada pela professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto

EDUCAÇÃO - Porto comenta que os alunos da turma se destacaram ao desenvolverem campanhas que “abordam de maneira impactante diversos problemas sociais”. “Os ...

Em trabalho proposto na disciplina de Criatividade, ministrada pela professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto, os alunos do segundo ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Natan Felipe Simão, Maria Clara Costa e Fellipe Bilato Sgarbosa, desenvolveram uma campanha contra homofobia e transfobia.

“A produção desse trabalho foi desenvolvida com a intenção de trazer reflexão e incentivar a mudança ou evolução de pensamentos ou comportamentos indesejados sobre diferentes identificações de gênero”, iniciam os estudantes.

Eles contam que, para a campanha, foram escolhidos voluntários da comunidade LGBTQIA+. “No caso, foram estudantes de diversos cursos da Uniara, que se deslocaram até o estúdio de TV da universidade e assistiram a um vídeo referente ao tema. Escolhemos o do Thammy Miranda, que continha uma problemática na fala, e repercutiu muito, gerando comentários extremamente horrorosos, homofóbicos e transfóbicos”, relatam.

Ao final da exibição, de acordo com Simão, Costa e Sgarbosa, cada voluntário “teve a livre espontânea vontade de transmitir o que estava sentindo no momento, passando assim a visão de como se sentiam com aqueles comentários, e como podemos mudar essa realidade”. O vídeo com os relatos dos voluntários pode ser acessado pelo link https://shre.ink/HUVM.

Porto comenta que os alunos da turma se destacaram ao desenvolverem campanhas que “abordam de maneira impactante diversos problemas sociais”. “Os estudantes receberam instruções detalhadas e conseguiram criar trabalhos que provocaram ótimas reflexões entre eles. Selecionaram temas como misoginia, meritocracia, xenofobia e igualdade de gênero, após realizarem pesquisas aprofundadas e buscarem um entendimento profundo dessas questões”, diz a professora.

A partir desse conhecimento, segundo ela, eles foram capazes de desenvolver uma visão crítica e criativa para abordarem esses problemas por meio de suas campanhas. “Um aspecto fundamental foi a definição do público-alvo, que foi cuidadosamente selecionado para garantir que a mensagem da campanha fosse direcionada às pessoas que realmente precisavam ser impactadas para mudarem comportamentos e pensamentos arraigados”, aponta a docente.

Definir objetivos específicos foi outra etapa importante do processo. “Os alunos estabeleceram metas claras para suas campanhas, como conscientização, mudança de comportamento e arrecadação de fundos. Com base nesses objetivos, eles conseguiram desenvolver mensagens claras e impactantes, que ressoaram com o público-alvo escolhido. A simplicidade e a memorabilidade dessas mensagens foram priorizadas para garantir que fossem facilmente assimiladas e lembradas pelos espectadores”, detalha Porto.

A escolha dos canais de divulgação “foi feita estrategicamente pelos alunos, considerando os meios mais eficazes para alcançar seu público-alvo”. “Mídia social, rádio, jornais, publicidade externa e e-mail marketing foram alguns dos canais utilizados. Essa abordagem ampla e bem planejada permitiu que a mensagem de cada campanha alcançasse um número significativo de pessoas e maximizasse seu impacto”, afirma a professora.

Ela coloca que os trabalhos realizados “são exemplos notáveis de como a criatividade pode ser utilizada para gerar reflexões profundas e promover mudanças sociais significativas”. “Com suas campanhas, eles demonstraram um comprometimento admirável em enfrentar problemas sociais e inspirar a sociedade a repensar seus comportamentos e perspectivas. O talento e a dedicação desses jovens prometem um futuro promissor para a publicidade e propaganda e para a sociedade como um todo”, finaliza Porto.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

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