BrasilSLIDER

Festival internacional de divulgação científica em Araraquara


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Festival internacional de divulgação científica em Araraquara
Objetivo é levar pesquisadores para conversar sobre ciência em ambientes descontraídos

28ABR2017| 9h53 - Jose Angelo Santilli

Você chega para um happy hour com os amigos num bar da cidade e se depara com vários cientistas falando sobre temas curiosos da atualidade e sobre como eles impactam sua vida. Cenário pouco provável? Não para quem participar do Pint of Science Brasil, um festival internacional de divulgação científica que este ano será realizado pela primeira vez em Araraquara, nos dias 15, 16 e 17 de maio.

É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público. A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros oito países: Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades sediarão o Pint.

Durante as três noites do festival, a população de Araraquara poderá participar de 6 debates que acontecerão em 2 locais (Quintal do Carmo e Água Doce Cachaçaria). A cada noite, 2 temas atuais serão discutidos e os assuntos escolhidos para esse ano são: poluição ambiental atmosférica e sua relação com o regime de chuvas, associação de medicamentos e os riscos para a saúde, odontologia: melhorias na saúde e promoção da inclusão social, formas alternativas de energia e seus impactos na fabricação sustentável de produtos, as bases jurídicas, filosóficas e psicológicas do fenômeno das atrações genéticas sexuais e o papel da educação e da cultura para incentivar mais meninas à Ciência (veja a programação completa). O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar.

Como tudo começou – A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Em Araraquara, o Pint será realizado pelo Instituto de Química da UNESP e conta com a colaboração do Milagre Research Group, Sociedade Brasileira de Química – Secretaria Regional do Interior Paulista “Waldemar Saffioti”, FUNDUNESP, Programa de Pós-graduação em Química – UNESP, Programa de Pós-graduação em Biotecnologia – UNESP, Centro de Excelência em Pesquisa em Química Sustentável – CERSusChem, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais – INCTBioNat e LAC Artigos para Laboratório. Já em âmbito nacional, o festival é apoiado pela Elsevier, pela Galoá e por três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros, o e-Science UNICAMP e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Programação Pint of Science Araraquara

Segunda-feira, 15/05, às 19h30 horas
Como a química afetou o consumo de batata frita e está prevendo as mudanças climáticas
Onde: Água Doce Cachaçaria

Combinações perigosas: a associação de medicamentos que matam
Onde: Quintal do Carmo

Terça-feira, 16/05, às 19h30 horas
Odontologia: ciência, tecnologia, saúde e inclusão social
Onde: Água Doce Cachaçaria

Energias renováveis x química verde
Onde: Quintal do Carmo

Quarta-feira, 17/05, às 19h30
Atrações sexuais genéticas
Onde: Água Doce Cachaçaria

Física e astronomia: participação feminina
Onde: Quintal do Carmo

Mais informações
Site do evento: pintofscience.com.br
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1257907200923151/
Assessoria de comunicação local: (16) 3301.9668, humbertomilagre@iq.unesp.br e cintiamilagre@gmail.com
Assessoria de comunicação nacional: (16) 3373.8171 e pintcomunica@gmail.com

Assessoria de Comunicação e Imprensa

 

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *