Formandos de Design Digital da Uniara desenvolvem projeto de loja online com realidade aumentada
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Formandos de Design Digital da Uniara desenvolvem projeto de loja online com realidade aumentada
Trabalho foi produzido nas disciplinas de Projeto Experimental e Gestão de Projetos
IDN – ARARAQUARA
Os formandos do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Marcos Ozório e Thays Santos, estão no estágio final de desenvolvimento do projeto “Loja online com Realidade Aumentada (R.A.) – Probiótica”. O trabalho foi produzido nas disciplinas de Projeto Experimental e Gestão de Projetos, ministradas respectivamente pelas professoras Fernanda de Cássia Ribeiro e Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto.
“A ideia é desenvolver uma loja virtual para uma empresa que trabalha com suplementos alimentares e cujo maior público-alvo são as pessoas que possuem o hábito de fazerem algum exercício físico, com a proposta de utilizar a Realidade Aumentada – R.A. como um recurso-chave para se evitar filas nas lojas físicas. Portanto, a finalidade é aprimorar esse projeto e usá-lo como teste no maior evento do triatlo mundial, o IronMan©. Essa loja virtual visa a proporcionar ao usuário uma experiência totalmente inovadora, na qual poderão visualizar os produtos que desejam comprar fazendo uma simulação em qualquer ambiente”, explica Ozório, em nome da dupla.
Ele comenta que, com a evolução da tecnologia, o ser humano está criando formas de se beneficiar e facilitar a vida. “A tendência em alta atualmente é a R.A., que promete facilitar e gerar experiências que antes não eram possíveis. Grandes empresas estão explorando esses novos recursos para venderem um produto no qual o usuário tem total autonomia para visualizá-lo melhor e obter mais informações para que, assim, gerem interesse e desejo pelo consumo desse produto, seja ele tangível ou não”, destaca.
A ideia partiu da necessidade de se obter mais interações, segundo o estudante, “e assim, oferecer informações relevantes sobre cada produto, pois nem sempre é possível ver com nitidez todas as informações que estão presentes em um rótulo”. “Dessa forma, o consumidor poderá ser persuadido por meio da interatividade que terá com o produto apresentado, incluindo imagens, áudios e animações, além de estar voltado ao custo benefício. O projeto estará disponível em breve, após serem feitos os últimos ajustes e testes, e qualquer pessoa poderá ter acesso, desde que possua um smartphone ou tablet que suporte a tecnologia R.A.”, diz Ozório.
A professora Grace conta que, no último ano da graduação, os estudantes desenvolvem um projeto, dentro das duas disciplinas, “com o objetivo de estarem prontos para o mercado de trabalho corporativo e acadêmico”. “O pedido feito aos alunos foi: criem uma solução para alguma necessidade da sociedade. Os alunos Marcos e Thays inovaram ao proporem uma loja com realidade aumentada, o que torna a experiência do usuário quase como se visse o produto ao vivo”, aponta.
A docente Fernanda acrescenta que a proposta do trabalho acabou “ressignificando a experiência do usuário e tornando mais acessível a leitura das informações contidas nos rótulos dos produtos, geralmente de difícil legibilidade por conter letras de tamanho muito pequeno”. “A dupla entende que conhecer a composição do produto que estamos consumindo é tão importante quanto seu próprio consumo, especialmente nesse caso, que se trata de suplementos alimentares”, aponta.
Ela detalha que os graduandos cursaram as duas disciplinas com ementas e objetivos específicos, “mas que foram ministradas em parceria com a professora Grace, tendo como intenção ampliar a formação do aluno, oferecendo-lhe a oportunidade de conhecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto e vivenciar na prática a aplicação desse estudo ao desenvolver seu projeto acadêmico”. “Durante todo o curso, os professores estimulam os estudantes a criarem projetos que possam atender as diferentes demandas da sociedade. Para o desenvolvimento do projeto final de Design Digital, incentivamos os alunos a manterem essa temática, mas cada um pode escolher sua área de estudo/interesse, dentro desta perspectiva”, finaliza.
Os interessados no projeto “Loja online com Realidade Aumentada (R.A.) – Probiótica” podem entrar em contato pelo e-mail marcosozoriodesigner@gmail.com.
Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® |Brasil | Assessoria de Imprensa Uniara|