Fornecimento de cadeiras de rodas no município é alvo de questionamentos
Documento solicita informações sobre programa do SUS
Foto: Tetê Viviani
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Araraquara possui um programa de fornecimento de cadeiras de rodas, incluindo modelos adaptados e motorizados, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER) “Dr. Eduardo Lauand”, para pessoas com deficiência física.
Buscando mais informações sobre o programa, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura.
“Esse programa é de extrema relevância para a promoção da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência no município”, entende o parlamentar.
No documento, ele pergunta quantas pessoas receberam cadeiras de rodas por meio do CER nos últimos cinco anos, com dados discriminados por ano e tipo de cadeira (manual, adaptada e motorizada); quais são os critérios e o processo utilizado para a seleção dos beneficiários do programa; se existe uma lista de espera para o recebimento de cadeiras de rodas e, em caso positivo, quantas pessoas estão atualmente na lista de espera e qual é o tempo médio de espera para atendimento; se há algum planejamento ou projeto em andamento para expandir ou melhorar o programa, considerando a demanda atual e futura; e qual o montante total de recursos destinados ao programa desde a sua criação.
“Esse programa de fornecimento de cadeiras de rodas é crucial para garantir a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com deficiência na cidade. Precisamos de clareza sobre a quantidade de cadeiras distribuídas, os critérios de seleção, a lista de espera e os recursos destinados ao programa. Somente com informações transparentes poderemos avaliar se as necessidades da população estão sendo atendidas adequadamente e buscar melhorias contínuas”, destaca Angeli.
| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via Assessoria de Imprensa | CMA