Greta acusa líderes mundiais de se renderem na luta pelo clima
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Greta acusa líderes mundiais de se renderem na luta pelo clima
| IDNews |Via Notícias ao Minuto |Brasil|
“A nossa casa continua em chamas e a indecisão de vocês alimenta as chamas a cada hora”, afirmou Thunberg
IDN/Internacional
A jovem ativista Greta Thunberg acusou hoje os líderes políticos e econômicos de terem se rendido na luta contra as alterações climáticas e de colocarem os interesses econômicos à frente dos da transição ecológica, adiantou a EFE. “Me pergunto o que dizem aos seus filhos perante este caos”, disse Greta Thunberg ao auditório que ouvia a sua intervenção no Fórum Econômico Mundial, que decorre em Davos, na Suíça.
Por isso, a ativista pelo clima exigiu dos líderes políticos e econômicos que coloquem termo aos investimentos para extração de combustíveis fósseis e aos subsídios que incentivam o seu uso.
Greta Thunberg teve a sua segunda e principal intervenção no Fórum Econômico Mundial depois do presidente dos EUA, Donald Trump, que perante os participantes de Davos se juntou à iniciativa de plantar um bilhão de árvores, promovida pelo fórum.
“Plantar árvores é bom, mas não chega sequer perto do que é preciso fazer”, disse Thunberg, para quem não se trata de reduzir as emissões de carbono, mas sim acabar com elas definitivamente, caso se pretenda atingir o objetivo do Acordo de Paris de que a temperatura do planeta não suba mais do que 1,5 graus.
Disse ainda não compreender que o mundo se preocupe com o fato de os Estados Unidos terem abandonado o Acordo de Paris, mas não com o incumprimento desse acordo por parte dos restantes signatários.
A jovem sueca de 17 anos reconheceu que a transição ecológica é um processo duro, sobretudo em termos econômicos, mas que isso não deve levar a renunciá-la.
Aos políticos Greta Thunberg disse também que pouco lhe importa se são de direita ou de esquerda, já que todos fracassaram na luta contra as alterações climáticas.
Apontou ainda o dedo às “palavras vazias” e “promessas” dos que falam do clima para dar a impressão de que estão a fazer alguma coisa, quando na verdade não fazem nada.
Greta começou a sua intervenção recordando as suas palavras na primeira passagem pelo fórum em Davos, o ano passado, quando alertou que a nossa casa, o planeta Terra, está a arder e que um ano depois tudo continua igual.
“A nossa casa continua em chamas e a indecisão de vocês alimenta as chamas a cada hora. Pedimos que vocês atuem, se amam os seus filhos acima de qualquer outra coisa”, afirmou Greta Thunberg.