Grupo de pesquisa do Mestrado em Direito da Uniara promove, para startups, atividade voltada à área jurídica
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Encontro será realizado nesta quarta, dia 31, a partir das 14h, na unidade II da universidade
EDUCAÇÃO - A proposta é a extensão tecnológica à sociedade. Precisamos viabilizar uma série de ações e iniciativas que ...
O grupo de pesquisa de Direito, Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Conflitos, do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, realiza, para startups, uma atividade voltada à área jurídica nesta quarta-feira, dia 31 de maio, a partir das 14h, na unidade II da universidade (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro).
“A proposta é a extensão tecnológica à sociedade. Precisamos viabilizar uma série de ações e iniciativas que propiciem o fortalecimento dos empreendimentos da região por meio de uma análise jurídica que possa mitigar ou até mesmo prevenir alguns riscos que os empreendedores enfrentam, principalmente de startups”, inicia a pesquisadora associada do PMPD, Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro.
Ela explica que será realizada uma primeira atividade extensionista “na qual atenderemos startups da Incubadora de Empresas de Araraquara, que irão apresentar pitches, mostrando o que é o modelo de negócios e o que buscam em parcerias futuras, para a análise de possíveis pontos críticos dessa atuação, em sinergia com o que estão procurando, para viabilizar algum plano de gestão que seja mais eficaz para protegê-las”.
O professor permanente do PMPD e líder do grupo, Ricardo Bonotto, conta que o Programa tem vários grupos de pesquisa, “e esse foca no direito na inovação e no empreendedorismo, sempre ‘puxando’ para a gestão de conflitos”. “Esse trabalho é feito em parceria com a Incubadora de Empresas de Araraquara, no qual estamos trabalhando com dez startups. A ideia é trabalhar toda a parte de inovação e empreendedorismo, e ver o que o direito pode fazer para evitar que essas startups entrem em algum problema judicial, dentro do direito empresarial – problema trabalhista, de patente, de royalties etc.”, detalha.
Trata-se de um trabalho preventivo, de acordo com o docente. “Dessas dez startups, a ideia é que saiam artigos, publicações e trabalhos que vão corroborar para o crescimento do Mestrado”, diz.
O coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira, menciona que “é um grupo de atividade de apoio à comunidade que une pesquisas, profissionais, alunos e professores de nosso mestrado, além da graduação de Direito, para apoiar os empreendedores e as startups com uma estrutura social”. “Estamos utilizando nosso mestrado com conhecimento e gerando produtos com impacto social altíssimo para estimular o empreendedorismo e ajudar o pessoal que está propondo startups”, finaliza.
Informações sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7337.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|