Hábito alimentar do brasileiro tem mudado há alguns anos
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Hábito alimentar do brasileiro tem mudado há alguns anos
Para docente de Nutrição da Uniara, consumo de comidas industrializadas iludem consumidor
14OUT2017 | 8:38 - Assessoria de imprensa da Uniara
“O brasileiro sempre teve uma alimentação muito saudável e equilibrada, à base do arroz e do feijão, acompanhados por uma salada”, de acordo com a professora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Denise Bertolini Chediek. No entanto, ela comenta que o hábito tem mudado há alguns anos. “A literatura fala em dificuldades com preparo dos alimentos porque a vida vai ficando mais corrida e, conforme a pessoa se dedica menos ao preparo do alimento em casa, fica mais sujeita aos alimentos chamados ultraprocessados, industrializados. São de fácil preparo, mas iludem o consumidor, que acha que está fazendo as coisas corretamente, quando na verdade tudo que é ultraprocessado traz prejuízo muito grande à saúde. O ideal é que voltemos à base alimentar que tínhamos”, adverte.
Como dica, ela sugere, no café da manhã, sempre incluir alimentos como leite e algo com fibras, como um pão integral, e evitar alimentos processados como margarina, por exemplo. “No jantar, deve-se evitar lanches e procurar sempre um alimento que possa ser produzido em companhia de alguém. Além de a comida apresentar os nutrientes, ela proporciona a questão social: quando juntam amigos ou familiares para prepararem algo ‘de verdade’, é uma garantia de uma comida melhor na mesa e, mesmo que seja uma massa, é importante trazer um componente vegetal junto. O molho de tomate refogado caseiro, por exemplo, já é melhor do que o industrializado”, diz.
Denise menciona que uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL apontou que apenas 40% dos brasileiros consomem vegetais todos os dias. “Se você deixa de consumi-los, é porque está comendo muita coisa industrializada, e o prejuízo é enorme. Se conseguir se organizar, poderá sempre variar a quantidade de vegetais que come todos os dias. Também é preciso haver um consumo maior de frutas, verduras e legumes, que estão sendo ‘perdidos’ na busca pela comida rápida”, destaca.
Nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A docente aproveita a ocasião para lembrar que a grande preocupação, hoje, é a de aproximar o consumidor do produtor local. “É interessante que cada um saiba de onde vem sua comida e procure se aproximar dos meios de comercialização desses produtores. É importante que volte às raízes alimentares e a encontrar alegria e prazer na elaboração de seu próprio prato. Em termos de nutrição, quanto mais você procurar o que não é pronto e o que pode desenvolver socialmente, melhor”, finaliza.
Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.