Idoso que dizia ter 129 anos e ser filho de escravos morre em SP
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Idoso que dizia ter 129 anos e ser filho de escravos morre em SP
A equipe do Guinness Book chegou a procurar o idoso para comprovar sua idade, mas os exames eram bastante dolorosos para José Aguinelo dos Santos
21DEZ2017| 9:15 - Morre idoso de 129 anos - Foto: © Reprodução/TV GLOBO
O Cearense José Aguinelo dos Santos, ou apenas “Seu Zé”, que alegava ter 129 anos, ser filho de escravos e ter vivido num quilombo, morreu nesta quarta-feira (21) em Bauru, São Paulo, onde morava em um lar para idosos há 44 anos. Segundo a nota divulgada pela Vila Vicentina de Bauru, ele “fez a passagem serenamente”.
Ela diz que o idoso chegou ao abrigo em 1973, aos 85 anos, levado pelo antigo patrão, um grande fazendeiro da região. Desde criança, Aguinelo trabalhou na roça e deixou o Ceará rumo a São Paulo, em busca de trabalho. A família viveu durante um tempo, em Pedra Branca, mas mudou-se para a capital paulista.
A equipe do Guinness Book chegou a procurar o idoso para comprovar seus anos de vida, de acordo com o vice-presidente da Vila Vicentina na altura, Cesar Siqueira Campos.
“Eles queriam, para aferir a real idade dele, fazer uma raspagem no osso e fazer o exame conhecido como Carbono 14, ele afere com exatidão a idade. Outra opção era a biópsia da língua, ambos bastante dolorosos para o nosso amigo. Decidimos por não autorizar, porque o título de mais velho do mundo em nada acrescentaria para o Aguinelo”, afirmou Campos em entrevista ao portal UOL.
Ainda de acordo com a reportagem do portal UOL, o relório e sepultamento de Aguinelo não serão abertos para todos. “Manifestamos o desejo de que velório e enterro serão realizados estritamente a amigos e funcionários que com ele viveram nesses últimos anos”, diz a nota.