Iemanjá é celebrada em clipe da cantora Alessandra Leão
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Iemanjá é celebrada em clipe da cantora Alessandra Leão
“Doutrina e Toque de Iemanjá” foi dirigido e roteirizado por Martim Simões
20ABR2017| 14h50 - Veja o vídeo
“Pedra de Sal” (2014), “Aço” (2015) e “Língua” (2015) é uma trilogia musical que deixa a cantora, compositora e percussionista pernambucana Alessandra Leão exposta, nua, crua. O primeiro videoclipe da série de EPs foi lançado há algumas semanas e faz jus a um trabalho tão visceral.
As imagens que representam a faixa “Doutrina e Toque de Iemanjá” são o verso e o inverso do mar. O clipe dirigido por Martim Simões mostra a vida sinuosa, o balé da morte, a coragem do homem que se joga no caudaloso por sustento ou prazer. O videoclipe é um passeio pelo tempo e pela geografia do oceano. São imagens de arquivos mescladas com outras inéditas, em que Alessandra canta e toca ilú – instrumento percussivo importado dos terreiros.
A escolha de “Doutrina e Toque de Iemanjá” não foi aleatória. A música – que é uma versão de Alessandra para duas toadas de candomblé, a do Babassuê, de Belém do Pará, e a de Xangô, do Recife – causou forte impacto em Simões, que também é roteirista do vídeo. É também a primeira faixa dos três discos. É a artista pedindo as bênçãos da Orixá de quem é filha. “Nada melhor do que pedir licença à mãe das águas salgadas, pedir proteção para o que vem a seguir”, comentou em recente entrevista ao Noize.
Radicada em São Paulo, Alessandra Leão chega à Bahia neste sábado (22), para o primeiro show de uma minitemporada, que passa por três endereços de Salvador: Lalá (22), Commons Studio Bar (23) e Oliveiras (25), além de uma única apresentação no Cine Theatro, de Cachoeira, no interior da Bahia (26). Em maio, de volta à cidade de São Paulo, onde mora, a artista de 38 anos fará concertos na Casa de Francisca (3) e no Sesc São Caetano (12).