Indicação propõe criação de curso para manutenção de pedras portuguesas
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Formação de novos calceteiros no Espaço Kaparaó seria oportunidade de geração de emprego e renda, segundo a vereadora Fabi Virgílio (PT)
A criação de um curso de formação de calceteiros, profissionais responsáveis pela manutenção dos pisos em pedras portuguesas (petit-pavé), é sugerida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) em Indicação à Prefeitura. A ideia da parlamentar é que o curso seja realizado no Espaço Kaparaó.
Fabi ressalta que os pisos em pedras portuguesas fazem parte da herança cultural da cidade. “A criação do curso é uma excelente oportunidade para geração de emprego e renda, formando novos profissionais que estão buscando o mercado de trabalho para exercer essa atividade na cidade, além de perpetuar esse antigo ofício, que resiste há séculos”, declara.
A parlamentar afirma que o curso também iria abastecer um mercado que precisa de profissionais especializados. “Apenas duas empresas oferecem esse serviço na região. Com uma demanda crescente e constante, já que o petit-pavé assentado na terra requer manutenção regular, entendemos que a demanda é muito grande e justifica a oferta do curso para capacitar mais pessoas”, observa Fabi.
Petit-pavé é um termo francês que significa “pequeno pavimento”. É um estilo de pavimentação de mosaico de pedra, escolhida de modo a formar desenhos. Na época em que começou a ser adotado no Brasil, o petit-pavé estava diretamente ligado ao desenvolvimento das cidades — no Rio de Janeiro, tornou-se cartão postal das calçadas de Copacabana.
A vereadora destaca que, em Araraquara, o petit-pavé é uma marca da Avenida Bento de Abreu, onde os novos comércios e empreendimentos são autorizados apenas com a garantia da manutenção desse calçamento.
As pedras portuguesas também estão nas calçadas das praças de algumas igrejas, como a Paróquia de São Geraldo e a Paróquia de Santo Antônio, além da calçada do entorno dos prédios históricos da Câmara Municipal e da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.
| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara