Influência do El Niño e da La Niña na produção citrícola é tema de TCC de recém-formado em Engenharia Agronômica da Uniara
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Estudo de Clésio Oliveira do Carmo foi orientado pelo professor Geffson de Figueiredo Dantas
O recém-formado em Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Clésio Oliveira do Carmo, apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “A influência do El Niño e La Niña na produção do cinturão citrícola brasileiro”, orientado pelo professor Geffson de Figueiredo Dantas.
“O trabalho visou a observar influências climáticas que ocorrem no cinturão citrícola do estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro, nos fatores climatológicos e na produção do cinturão citrícola. O objetivo foi entender os fenômenos El Niño e La Niña, de forma a obter informações que auxiliem na gestão agrícola da cultura dos citros no cinturão. Esses fenômenos precisam ser levados em consideração para que se possa traçar estratégias de manejos eficientes, a fim de se mitigar as influências na produtividade”, explica Carmo.
Dantas coloca que a maioria dos pesquisadores tenta observar a influência de fenômenos climáticos com variáveis isoladas. “No entanto, o isolamento de apenas uma variável não nos dar a certeza de 100% do resultado de produção. Nesse trabalho, foi usada uma técnica de análise multivariada, com a qual conseguimos ampliar para um grupo maior de variáveis com mais representatividade da influência dos fenômenos climáticos no cinturão citrícola brasileiro. Dessa forma, conseguimos ter clareza nas probabilidades de resultado de produção, segundo os modelos de influência criados para cada variável climática”, detalha o orientador.
Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|