Influência do estresse emocional no comportamento alimentar é tema de TCC de alunas de Nutrição da Uniara
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Estudo de Aline Custódio Leite, Ana Caroline Máximo de Oliveira e Tainá Cristina Boscarini foi orientado pela professora Angélica de Moraes Manço Rubiatti
“Influência do estresse emocional no comportamento alimentar” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC das alunas da graduação de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Aline Custódio Leite, Ana Caroline Máximo de Oliveira e Tainá Cristina Boscarini, orientadas pela professora Angélica de Moraes Manço Rubiatti.
“As situações de estresse contribuem para o aumento da ingestão alimentar e favorecem o ganho de peso, a alimentação emocional e o descontrole alimentar, tendo uma relação maior com o consumo de doces em geral. Além disso, o sentimento de culpa e a baixa autoestima continuam após esses episódios”, contextualiza Boscarini, em nome do grupo.
O estudo, de acordo com ela, “mostrou como os impactos da ansiedade no comportamento alimentar podem ter efeitos compensatórios, principalmente, em situação de emoções negativas, levando a comer por impulso, sem atenção, e a fazer escolhas ligadas à sensação de prazer e conforto, que estão relacionados aos alimentos ricos em açúcares e gorduras”.
A estudante comenta que, com o crescimento das taxas de obesidade no país, investigar o comportamento alimentar e sua relação com a obesidade “é necessário para a construção de uma abordagem nutricional multidimensional, visando a uma maior adesão ao tratamento”. “Ressalta-se ainda a importância da compreensão do comportamento alimentar e suas vias para guiar a atuação do profissional nutricionista em buscar estratégias efetivas de lidar com o comer emocional, e dar suporte efetivo às pessoas que procuram melhorar sua relação com a comida e com o corpo”, completa Boscarini.
Rubiatti destaca que suas orientandas “sempre foram muito dedicadas e realizaram um bom trabalho ao avaliarem a influência da ansiedade no comer em pacientes na Clínica de Nutrição da Uniara”. “Vale ressaltar que, para o tratamento da obesidade, entender que o consumo alimentar aumenta em situações de estresse, especialmente, de doces e alimentos mais gordurosos, pode auxiliar na conscientização desse comportamento e buscar estratégias para melhorar e evitar o comer emocional”, finaliza a docente.
Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|