Saúde & Cuidados

Intestinos doentes? Os sinais a que deve estar atento


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

São considerados um ‘segundo cérebro’ e acabam por desempenhar funções bastante importantes no organismo.


Manter a saúde intestinal regular é bastante importante para o normal funcionamento do organismo. Há quem considere mesmo os intestinos como um ‘segundo cérebro’. Existem alguns sinais a que deve estar atento, tudo para evitar algum tipo de doença neste órgão.

O portal The Healthy falou com a nutricionista Lisa Dreher para perceber os sintomas que o podem fazer levar a procurar um médico especialista.

O estômago está a dar alertas

Inchaço regular e prisão de ventre são alguns dos sinais de alerta. “O desconforto gastrointestinal, especialmente depois de comer refeições ricas em carboidratos, pode ser o resultado de má digestão”, explica Lisa Dreher. Acaba por ser no estômago que tudo começa.

Tem desejos por certo tipo de alimentos

O desejo por alimentos com demasiado açúcar pode indicar que está com um desequilíbrio nas bactérias intestinais.

Está a perder (ou a ganhar) peso muito rápido

“Alguns micróbios do intestino delgado podem interferir na absorção de vitaminas, minerais e gordura, o que pode levar a mudanças bruscas de peso”, continua.

Sente-se ansioso e triste

Grande parte do neurotransmissor que afeta o humor é produzido nos intestinos. “Desequilíbrios intestinais podem desencadear sintomas depressivos”, alerta Lisa Dreher.

Não está a dormir bem

“Não ter serotonina suficiente pode levar a crises de insónias ou dificuldade em dormir”, explica.

Lesões na pele 

“Erupções cutâneas e eczema podem ser um sinal de má saúde intestinal, uma vez que se desenvolvem quando existe um desequilíbrio nas bactérias intestinais”, continua.

| IDNews® |Via NMBR |Brasil|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *