Ligas acadêmicas de Medicina apresentam diversos atrativos para os visitantes na Feira dos Cursos da Uniara
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Ligas acadêmicas de Medicina apresentam diversos atrativos para os visitantes na Feira dos Cursos da Uniara
Evento será realizado nos dias 30 e 31, das 8h às 22h, nas unidades I e II, e na Clínica de Fisioterapia da universidade
12:44 | Assessoria de Imprensa Uniara /ID News| 2018AGO08 |
As ligas acadêmicas do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara vêm com tudo para a 19ª Feira dos Cursos – FEC da instituição. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, das 8h às 22h, nas unidades I e II (rua Carlos Gomes, 1338 e 1217, no Centro) e, nessa edição, também na Clínica de Fisioterapia (avenida Dom Pedro II, 614, no Centro), que estará aberta a visitações.
“Os discentes da graduação e membros das ligas promovem, neste ano, a realização de um ambulatório de simulação com o intuito de proporcionar uma noção prática da vivência na área médica, com um atendimento inicial, isso é, a triagem composta por aferição de pressão arterial, temperatura, peso, altura, Índice de Massa Corporal – IMC e também o preenchimento de identificação – nome completo, idade e sexo”, detalha a presidente do Diretório Acadêmico Medicina Uniara – D.A.M.U., Letícia Maria do Prado Faria.
Abrangendo as especialidades em Pediatria, Clínica e Ginecologia e Obstetrícia, ela menciona que a intenção é apresentar como é o feito um exame físico simplificado para essas áreas, “contemplando basicamente ausculta cardíaca e pulmonar, tanto para a pediatria quanto para a clínica, realização de dextro – clínica -, exame de mama e manobra de leopold em gestante, e explicação de importância e aplicação de métodos contraceptivos – ginecologia e obstetrícia”.
De acordo com a estudante, haverá também uma área de promoção e prevenção de saúde, “um espaço destinado à apresentação de temas e distribuição de panfletos com orientações em relação aos seguintes temas: ‘alimentação e hábitos de vida de saudáveis’, ‘a importância da prática de exercícios físicos no combate a comorbidades cardiovasculares’, ‘doenças sexualmente transmissíveis’, ‘uso abusivo de álcool e drogas’, ‘saúde LGBT e da população negra’, ‘informações sobre a doação de órgãos e tecidos’, e ‘saúde mental nos tempos modernos: ansiedade, depressão e suicídio’”.
Para o Laboratório de Anatomia da Uniara, está reservada a simulação de atendimento de maior complexidade, segundo Letícia: a de procedimentos recorrentes no atendimento hospitalar em caso de trauma. “Serão realizadas e/ou mostradas a apresentação do ABCDE do Trauma com slide, a punção venosa, a identificação de fraturas em radiografia de membro superior, as técnicas de imobilização com faixas e a sutura. Os graduandos apresentarão as técnicas abordadas no curso de capacitação, e proporcionarão aos visitantes a participação ativa das atividades, por meio de tentativas de realizarem as mesmas técnicas feitas pelos discentes de Medicina”, revela.
Liga Acadêmica de Humanização Medicina Uniara – LAHMU
O diretor geral da LAHMU, Gabriel de Campos Bernardes, conta que, no estande onde a Liga irá atuar, serão disponibilizados acessórios para que o público possa se transformar em clown, tirar fotos com os integrantes da LAHMU, e obtê-las por meio da página do Cura-Dores no Facebook – www.facebook.com/curadores.lahmu.
“Também disponibilizaremos um espaço para que o visitante possa deixar sua mensagem para os membros da Liga com elogios, críticas e sugestões, que serão considerados para o segmento das atividades do grupo. Já na atividade dinâmica, nossa proposta envolve a atuação dos clowns no meio da FEC, criando situações inusitadas, descontraídas e engraçadas com os visitantes, de modo a envolvê-los com o espírito que a LAHMU busca transmitir, bem como incentivá-los a conhecerem um pouco mais do nosso trabalho”, explica Bernardes.
Letícia finaliza destacando que “a apresentação de um cenário que exemplifique, mesmo que de forma muito simplificada, a prática da vivência na área médica, é essencial não só para a melhor orientação profissional, como também para proporcionar noções básicas de promoção de saúde aplicáveis ao cotidiano dos alunos do curso”.
A FEC, que começou a ser realizada em 2000, é uma iniciativa do Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara. Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/fec ou pelo telefone 0800 55 65 88.