SLIDER

Maduro aprova lei que permite prisão e fim de concessão a opositores


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Maduro aprova lei que permite prisão e fim de concessão a opositores
Constituinte disse sim à lei proposta pelo presidente para “promover a paz”

09NOV2017|  7:20 - Venezuela - Foto: Reuters

A Constituinte da Venezuela, composta apenas por partidários do governo, aprovou nesta quarta-feira (8) a chamada Lei contra o Ódio, proposta pelo presidente Nicolás Maduro. O documento é uma resposta do governo aos protestos para tirá-lo do poder, que assolam o país desde aril e já deixaram 125 mortos até julho passado.

 A lei criminaliza atos que “promovam o fascismo, a intolerância e o ódio (…) não poderão ser inscritos no Conselho Nacional Eleitoral e terão seus registros revogados”. A pena prevista é de até 20 anos de prisão para manifestantes.

Para meios de comunicação, a sentença é a revogação da concessão. A lei confere ainda poder para fechar partidos políticos opositores. Maduro justificou tal artigo, que é um dos 25 que constituem a nova lei, lembrando que 29 pessoas foram “queimadas vivas por serem chavistas”.

“Fica proibida a publicação de mensagens de ódio, violência ou que incitem a isto nas redes sociais e em outros meios de comunicação digital”, determina a lei, que ainda obriga emissoras de rádio, televisão e jornais a “promoverem a paz” po meio de programas feitos pelo governo que chegam a 30 minutos semanais. Ex-presidente da Suprema Corte de Justiça, Cecilia Sosa disse que a nova lei é um subterfúgio para “legalizar a repressão com uma aparência jurídica”.

Paula Cardoso

É formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. O seu desempenho de 15 anos na área da Comunicação se deu no campo público e empresarial. Atuou como docente no SENAC – Araraquara oferecendo cursos na área de Cerimonial e Eventos, bem como Organização de Eventos em gerais. Coordenou o setor de Comunicação na Câmara Municipal de Araraquara e Cerimonial e Eventos na Prefeitura de Araraquara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *