Memórias e arquivos biográficos são destaques no Teatro Wallace Leal (dias 17 e 18)
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Memórias e arquivos biográficos são destaques no Teatro Wallace Leal (dias 17 e 18)
Espetáculo “O Engraxate”, com a Cia. Cais do Porto, tem inspiração em poema de Walt Whitman
17NOV2016| 15:15 Tadeu Queiroz
Nesta quinta e sexta-feira (dias 17 e 18) o espetáculo “O Engraxate”, com a Cia. Cais do Porto, será apresentado no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, às 20 horas. A apresentação é gratuita e os ingressos limitados devem ser retirados 15 minutos antes do início da apresentação.
“O Engraxate” é uma coprodução do projeto Menino Andante com a Cia Cais do Porto, realizada pelo Projeto de Ocupação do Teatro Wallace, da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart em 2015. A peça se passa no interior paulista de 1947, pós guerra, no cotidiano de um menino engraxate que se questiona sobre seus caminhos. Inspirado inicialmente pelo poema “Era uma vez um menino que ia para longe”, do escritor Walt Whitman, o processo se conduziu pelo estudo do gênero “teatro documentário”. Na dramaturgia, memórias, arquivos biográficos e causos coletados foram unidos à ficção.
Tomé, um menino engraxate, está a procura do brilho das pessoas e das coisas que encontra. Durante seu dia a dia espalha histórias que ouviu e testemunhou. Trabalhando em busca de ajudar no sustento de casa, o menino nos apresenta histórias como a da noiva que fugiu, do senhor Carunchão, do poeta vendedor de algodão doce e da misteriosa senhora que zela pelo brilho nos sapatos do falecido marido. Os espectadores presenciam os questionamentos da personagem num antagonismo entre a simplicidade da infância e as responsabilidades da vida adulta, e assim são convidados a uma reflexão sobre os sonhos, a memória e os fatos narrados e reinventados.
Nesta obra, que integra a primeira fase do projeto Menino Andante, está em pauta a infância com o advento das responsabilidades de um adulto, as origens e transformações que passamos durante a vida, através de um menino que trabalha como engraxate, figura importante para a cultura brasileira não apenas como lustrador de sapatos, mas como propagador oral de nossas histórias.
O espetáculo estreou na 27ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa, integrou a programação do 3º Festem (Festival de Teatro de Matão) e cumpriu temporada na Funarte São Paulo. Agora retorna ao Teatro Wallace fazendo parte da temporada de apresentações da Cia Cais do Porto.
Fazem ainda parte do repertório da Cia Cais do Porto a intervenção “A Coitadinha” e os espetáculos “Rebento – agora que sinto amor” e “Winka – ensaios sobre a invasão”, este uma coprodução com o Colectivo Teatral La Mandrágora, de Viña del Mar, Chile.
O Teatro Wallace Leal está localizado à Av. Espanha, 485, no Centro da cidade. Vale destacar que a Cia. Cais do Porto também apresenta, nos dias 13 e 27 de novembro, e 04 de dezembro, o espetáculo “Muzimba Nossa Voz” (às 20 horas, no Palacete das Rosas).
Ficha técnica:
Dramaturgia e atuação: Zé Guilherme
Direção: Fábio Lucca
Participações especiais e cenotecnia: Carol Gierwiatowski, Fábio Lucca, Filipe Santos, Jéssica Maia, Mari Abreu, Neila Dória e Paula Marcondes.
Espaço cênico e cenografia: Fábio Lucca, Wilson Costa e Zé Guilherme
Consultoria corporal: Geraldo Júnior
Figurino e iluminação: Cia Cais do Porto
Serralheria e marcenaria: Wilson Costa
Assistente de serralheria: Luís Lopes
Fotografia: Élide Mendonça
Designer gráfico: Marcus Braga
Produção: Cia Cais do Porto
Realização: Menino Andante e Cia Cais do Porto
SERVIÇO:
Espetáculo teatral “O Engraxate”, com Cia. Cais do Porto
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)
Data: quinta e sexta-feira (17 e 18 de novembro)
Horário: 20 horas
Ingressos gratuitos – retirada no local, 15 minutos antes do início da apresentação