Mês da Consciência Negra visa a desconstrução do racismo
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Mês da Consciência Negra visa a desconstrução do racismo
De acordo com a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, a ideia é estimular as pessoas a exercitar cotidianamente a desconstrução do racismo
09NOV2016| 9.12 Imprensa Prefeitura
As atividades do mês da Consciência Negra – preparadas pela Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular – são destaques na programação do mês de novembro em Araraquara.
De acordo com a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, a ideia é estimular as pessoas a exercitar cotidianamente a desconstrução do racismo. “A programação abrange palestras, filmes, premiações e eventos culturais que selam o trabalho realizado durante todo ano e visam o combate à discriminação, pois acreditamos que a única forma de extermínio do racismo, é quando igualamos as oportunidades e os mecanismos para isso serão discutidos nos eventos”, explica Alessandra.
A programação, que teve início no último dia 05, segue até o dia 25 de novembro, com diversas atividades. Nesta semana, depois de três atividades já efetuadas, ainda haverá: atividade de sensibilização sobre o desafio de ser “Mulher Negra” (dia 09, às 14 horas, na EE Antonio de Oliveira Bueno Filho, no Jardim Pinheiros); também, em São Paulo, Araraquara marcará presença no evento “Os desafios do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo para o século XXI” (dia 11, às 18 horas, na Assembleia Legislativa).
Na semana seguinte, no dia 15, Araraquara recebe às 14h no Centro de Referência Afro, o Projeto Negras do Brasil com a maquiadora Daniele Da Mata, um curso de auto maquiagem para pele negra da “DaMata Makeup”, juntamente com uma roda de conversa sobre o Empoderamento da Mulher Negra; no dia 17, será realizada a entrega do Prêmio “Zumbi dos Palmares” a André Luis Braz, e do Prêmio “Dr. Laphayetti Alves” à Drª Rita de Cássia Corrêa Ferreira (ambos in memoriam). O evento é uma parceria entre a Câmara Municipal de Araraquara e a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. A premiação será realizada na Câmara Municipal “Palacete Vereador Carlos Alberto Manço”, a partir das 19 horas.
Depois, no dia 18, a Sessão Zoom chega à programação da Consciência Negra, com o documentário “Babá Paulo Braz – Conexão Ifê”. Exibição será realizada no Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, às 20 horas.
No dia 20 é a vez da 10ª Marcha da Consciência Negra e da 1ª Marcha do Orgulho Crespo. A concentração terá início às 14 horas, no balão da rotatória do Posto Caravan, no Jardim Paulistano, com saída agendada para as 15 horas. O destino será a ACAAAR – Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região (localizada próxima ao Tiro de Guerra), onde haverá Feira de Artesanatos Afros, comidas típicas, moda étnica, além de atividades culturais em alusão ao 20 de novembro.
Para fechar a programação, na última semana de atividades, no dia 24, a Casa da Cultura exibe o documentário: Roda de Prosa, “Negros da Nossa Morada”, a partir das 18h30; já no dia 25, às 19 horas, na Escola CEBRAC Araraquara, uma palestra sobre o Dia da Consciência Negra será a atração.
“A nossa luta, nos oito anos de governo, foi passar a mensagem de respeito ao próximo e estimular a reflexão para que as pessoas possam mudar a postura quanto ao fato de que a cor da pele não pode ser uma barreira social, nem racial, pois uma sociedade mais justa é possível, desde que possamos nos unir em prol da equidade”, finzalizou Alessandra.
Toda a programação é gratuita. Vale destacar que o Centro de Referência Afro Mestre Jorge está localizado à Avenida Feijó, 223, no Centro de Araraquara, aberto à quaisquer informações. Mais informações: (16) 3322-8316.
Programação mês da Consciência Negra
09/11 – 14h – Atividade de Sensibilização sobre o desafio de ser “Mulher Negra”
Local: EE Antonio de Oliveira Bueno Filho – Rua Cícero Pinto Ferraz, 292 – Jardim Pinheiros
11/11 – 18h – Participação no evento “Os desafios do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo para o século XXI”
Local: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Parque Ibirapuera – São Paulo
15/11 – 14h – Projeto Negras do Brasil (curso de automaquiagem para pele negra da “DaMata Makeup” e Empoderamento da Mulher Negra (roda de conversa)
Local: Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” – Av. Feijó, 223 – Centro
17/11 – 19h – Entrega do Prêmio “ZUMBI DOS PALMARES” a André Luis Braz e do Prêmio “Dr. Laphayetti Alves” à Drª Rita de Cássia Corrêa Ferreira, in memoriam (Câmara Municipal em Parceria com OAB)
Local: Câmara Municipal “Palacete Vereador Carlos Alberto Manço” – Rua São Bento, 887 – Centro
18/11 – 20h – Exibição documentário “Babá Paulo Braz – Conexão Ifê”
Parceria Sessão Zoom
Local: Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” – Av. Feijó, 223 – Centro
20/11 – 10ª Marcha da Consciência Negra e 1ª Marcha do Orgulho Crespo
Itinerário: Concentração às 14h – Local: Balão da Rotatória do Posto Caravan – (Jardim Paulistano), saída às 15h
Chegada: ACAAAR – Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região – Av. Paulo da Silveira Ferraz, esquina com Rua Bahia
- Feira de Artesanatos Afros, Comidas Típicas, Moda Étnica
- Atividades Culturais em alusão ao 20 de novembro
- Atrações musicais paralelas: Keila Regina, Grupo Jeito Simples, Grupo Chinelo de Dedo, Juninho Barros, DJ Marcelo e DJ Bogé.
24/11 – 19h30 – Exibição documentário:
Roda de Prosa, “Negros da Nossa Morada”
Local: Casa a Cultura “Sala Jean Paul Sartre” – Rua São Bento, 909
25/11 – 19h – Palestra sobre o Dia da Consciência Negra
Local: Escola CEBRAC Araraquara – Av. José Bonifácio, 409 – Centro