Mestra em Direito pela Uniara elabora cartilha abordando prevenção ao assédio moral e comunicação não violenta
Material é fruto de sua dissertação, defendida no fim de junho
A mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Isabela Factori Dandaro, elaborou o produto técnico “Assédio moral versus comunicação não violenta como prática de prevenção e gestão de conflitos laborais”, um manual fruto de sua dissertação, defendida no dia 27 de junho. Um vídeo referente ao material pode ser acessado no link https://abrir.link/ACwac.
“O assédio moral no ambiente de trabalho é toda conduta abusiva que possa trazer dano à dignidade do trabalhador, ligada ao abuso de poder e caracterizada por situações de humilhação e intimidação. Tal fenômeno social sempre esteve presente nas relações de trabalho, apresentando, atualmente, uma nova roupagem, mais silenciosa e velada, o que dificulta a identificação e a efetiva proteção do trabalhador, tanto na esfera privada quanto na pública, sobretudo pela inexistência de legislação federal sobre o tema”, inicia Dandaro.
Ela aponta que as peculiaridades dos abusos verificados “envolvem sérias consequências para a saúde dos trabalhadores, que são levados a situações extremas, aumentando o índice de doenças psíquicas desenvolvidas – burnout, síndrome do pânico, depressão e estresse pós-traumático, dentre outras -, que podem evoluir, inclusive, para suicídios”.
“O produto técnico desenvolvido trata de um manual prático, que, por meio de linguagem simples e direta, traz conceitos, exemplos e formas de prevenção e gestão do assédio moral laboral, elencando a comunicação não violenta como ferramenta principal para coibir a reiteração dessas práticas abusivas”, explica a egressa.
A conscientização e a reprodução das práticas existentes no manual facilitam, segundo Dandaro, a identificação das situações de assédio por parte das vítimas, “e reforça a responsabilidade dos líderes e superiores hierárquicos quanto ao uso desmedido do poder, contribuindo para a construção de um ambiente digno e saudável ao trabalhador”.
“Eu quis pontuar o conceito e a intenção do manual justamente porque ele traz esse viés prático. A maioria dos manuais que encontramos na internet são teóricos e abarcam só um dos temas: ou assédio moral ou comunicação não-violenta. A novidade desse manual é justamente trazer esses dois temas relacionados, indicar práticas de como exercitar isso no ambiente de trabalho e possibilitar, inclusive, a contratação de treinamentos em empresas e órgão públicos, que é o meu trabalho”, destaca.
No PMPD, Dandaro foi orientada pela professora Aline Ouriques Freire Fernandes. “A pesquisa da Isabela sobre o uso da comunicação não violenta como meio de educar e prevenir contra o assédio moral e os conflitos laborais está diretamente relacionada com a nossa linha dois do Programa, que trata da importância da desjudicialização para o nosso país. Trabalho bem executado, sério, com natureza acadêmica e prática. Será de grande contribuição para a sociedade. Como orientadora, fico feliz em participar e contribuir”, finaliza a docente.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|