Gastronomia & Saúde

Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Misturar almôndegas com molho de tomate? Péssima ideia, diz estudo

| IDNews | LifeStyle | Via Notícias ao Minuto |Brasil|

Cientistas afirmam que o ferro presente na carne será responsável por limitar a absorção do licopeno, composto extremamente importante para a saúde presente no tomate

IDN/Gastronomia & Saúde

De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, alguns dos benefícios anti-cancerígenos do tomate, especificamente os de um composto chamado licopeno, podem ser neutralizados se a fruta for consumida com alimentos ricos em ferro, como a carne.

A equipe de investigadores norte-americanos analisou o sangue e o fluído digestivo de um pequeno grupo de estudantes de medicina depois de consumir bebidas à base de extrato de tomate com ferro e numa versão sem ferro. Os níveis de licopeno foram significativamente mais baixos quando os participantes beberam a refeição líquida misturada com um suplemento de ferro.

“Tal fato pode gerar complicações sempre que uma pessoa consome algo rico em licopeno e ferro (como um molho à bolonhesa)”, diz a cientista Rachel Kopec. Segundo a estudiosa, a pessoa absorve apenas metade do licopeno de uma mesma refeição quando ingere alimentos com um teor elevado de ferro.

O licopeno é um composto responsável pela cor vermelha e alaranja encontrada nos tomates, melancia, couve roxa e mamão. Alguns estudos anteriores sugeriram que esse pigmento possui algumas propriedades antioxidantes que poderiam ajudar a proteger as pessoas de doenças como a depressão, de sofrer derrames, problemas cardíacos e talvez até do desenvolvimento de tipos de tumores.

Até ao momento, os investigadores ainda não conseguem explicar exatamente o que ocorre para diminuir a absorção do licopeno no organismo, mas suspeitam que o ferro ajudaria a oxidar o composto, criando produtos metabólicos diferentes.

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *