Na feira Ciência na Escola da Uniara, alunos da E.E. Bento de Abreu, de Santa Lúcia, apresentam óculos de realidade virtual feito com materiais recicláveis
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Evento será realizado no dia 27 de outubro, das 9h às 15h, no CEAR
A Escola Estadual – E.E. Bento de Abreu, de Santa Lúcia, apresenta o projeto de óculos de realidade virtual feito com materiais recicláveis e plástico biodegradável, na terceira edição da feira Ciência na Escola, realizada pela Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara e o Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer, de Campinas. O evento será no dia 27 de outubro, das 9h às 15h, no Centro de Eventos de Araraquara e Região – CEAR (rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa).
O projeto “Plasticando: ciência acessível” é desenvolvido pelos alunos do nono ano da E.E., sob supervisão e apoio do professor de Ciências, Tecnologia e Biologia da escola, Guilherme Falcão Porto.
“Recentemente, a escola passou a fazer parte do sistema de ensino integral. Somos a única escola estadual da cidade, que também é ambiente de recreação e cultura para os alunos, sendo que a grande maioria não possui meios materiais que os levam a vislumbrar crescimentos pessoais. Sempre tivemos impedimentos, por conta da distância, de participarmos de eventos como esse, no entanto, neste ano, nos reunimos e foi acordado com todos os docentes que faríamos o possível para que os nossos alunos tivessem a oportunidade de participar e, se necessário, criaríamos meios de obtermos recursos para levar a ideia e o projeto até o fim, incluindo a apresentação”, ressalta Porto.
Ele conta que, “diante do cenário pandêmico, ficou nítido o desinteresse de alguns discentes, que se sentiram afetados por conta de questões emocionais e sociais. “Nesse cenário, ressalto que o meio de ajuda que eles encontram é nos estudos e no tempo que passam na escola. Por mais simples que possa parecer esse projeto, ele é a grande alegria e conquista de toda uma escola e a sua comunidade – incluem-se os familiares dos alunos, que se sentem lisonjeados de verem seus filhos participando de uma pesquisa científica e adentrando um espaço universitário do qual alguns não conseguiram usufruir”, comenta.
“Esperamos que o projeto incentive toda a comunidade de Santa Lúcia a visar a perspectivas e melhorias para si e para o próximo, por meio da instituição escolar que a atende sempre”, finaliza Porto.
Ciência na Escola
No projeto, gratuito, grupos de alunos de ensinos médio e fundamental são orientados por seus professores, em parceria com docentes da universidade, a desenvolverem projetos de pesquisa científica nas mais diversas áreas do conhecimento. São mais de quarenta projetos que estão sendo desenvolvidos por escolas de Araraquara e da região.
O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado pelos professores André Capaldo Amaral, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Eliane Trovatti, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka e Wilton Rogério Lustri.
A Uniara conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Prefeitura Municipal de Araraquara e do CTI Renato Archer na organização da infraestrutura para o dia do evento. Mais informações sobre o Ciência na Escola estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2022.
| IDNews® |Brasil | Assessoria de Imprensa Uniara|