Na TV Brasil, novo presidente da EBC defende combate às fake news
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Hélio Doyle participa do Brasil em Pauta, que foi ao ar na noite desse domingo (26)
CULTURA – TV BRASIL
O Estado e a sociedade brasileira precisam enfrentar a propagação de notícias falsas, as chamadas fake news, que estão contribuindo para abalar as democracias em todo o mundo. A opinião é do novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, que assumiu o comando da instituição em fevereiro.
Ao participar do programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, Doyle ressalta que o combate às notícias falsas deve ser feito com a notícia verdadeira, com ação judicial e com a regulação das plataformas de internet. Para isso, segundo ele, é preciso uma ação conjunta de toda a sociedade.
“Fake news são nocivas à sociedade, podem levar à morte. Isso tem que ser enfrentado pelo Estado, tem que ser enfrentado pela sociedade. Não se trata de censura, não se trata de limitar o direito de expressão, a liberdade de opinião”.
Doyle destaca que é preciso separar a opinião da desinformação e que a regulação das plataformas não pode ser confundida com censura. Para ele, é preciso criar um código de ética que atribua responsabilidade para essas empresas.
Sobre comunicação pública, o novo presidente da EBC disse que esse é um conceito pouco conhecido da sociedade brasileira e que ainda falta um entendimento do seu papel.
“O desafio da EBC é dar prosseguimento à implantação do sistema público no Brasil que possa ser complementar ao sistema privado, previsto na Constituição”.
Ele conta que a nova diretoria está trabalhando para restabelecer a separação entre os canais de TV público e estatal, que foram unificados no governo anterior.
A ideia é contar também com uma agência de notícias estatal, a exemplo das agências públicas, que são Agência Brasil e Radioagência Nacional. No caso do canal estatal, Doyle defende não só a transmissão de pronunciamento, mas incluir a prestação de serviço para a população. Já no canal público, a reformulação da programação pretende difundir mais as culturas regionais de todo o país.
A entrevista completa vai ao ar no programa Brasil em Pauta, às 22h30 deste domingo (26), na TV Brasil.
Clique aqui e saiba como sintonizar a emissora.
EM SÃO PAULO:
TV Brasil – São Paulo – Canal 1.1 HD
Nova TV – Catanduva (SP) – Canal 27.1 HD
Nova TV Serrana – Botucatu (SP) – Canal 55.1
Rede Conecta – Araras (SP) – Canal 17.1 HD
Rede Conecta – Mogi Guaçu (SP) – Canal 34.1 HD
Rede Mais Família – Campinas (SP) – Canal 8.1 HD
SRC TV – Andradina (SP) – Canal 17.1 HD
STZ TV – Sertãozinho (SP) – Canal 59.1 HD
TV Claret – Rio Claro (SP) – Canal 45.1 HD
TV do Vale de Mogi Guaçu (SP) – Canal 34.1 HD
TV Matão (SP) – Canal 14.1 HD
TV Morada do Sol – Araraquara (SP) – Canal 8.1 HD
TV Noroeste – Birigui (SP) – Canal 19.1 HD
TV Prevê – Bauru (SP) – Canal 32.1 HD
TV Rede Paulista – Várzea Paulista (SP) – Canal 15.1 HD
TV Unifev – Votuporanga (SP) – Canal 53.1 HD
TV Unisantos – Cubatão (SP) – Canal 40.1 HD
TVE São Carlos (SP) – Canal 51.1 HD
Edição: Denise Griesinger
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Agência Brasil |