Saúde & Cuidados

No PPG em Biotecnologia da Uniara, pesquisador do Chile estuda secreção de sapo que pode ter aplicação na área médica


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Projeto de Felipe Andres Contreras Rojas é supervisionado pela professora Eliane Trovatti, no Brasil


O pesquisador convidado e professor da Universidad de Las Américas do Chile, Felipe Andres Contreras Rojas, desenvolve a pesquisa “Caracterização físico-química e biocompatibilidade da secreção adesiva de Eupsophus vertebralis” no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, supervisionado no Brasil pela docente Eliane Trovatti.
“Trabalhamos com secreção adesiva produzida por um sapo correspondente a uma espécie endêmica do Chile. Suas proteínas poderiam ter aplicações como biomaterial. Sua capacidade adesiva e características físico-químicas já foram analisadas, e têm propriedades adesivas muito boas, além de serem principalmente proteína. Agora estamos realizando testes de citotoxicidade e atividade antimicrobiana, e aprofundando as características da parte proteica por meio de infravermelho e reologia”, explica Rojas.
Ele comenta que “a possibilidade de desenvolver um biomaterial que possa ser utilizado como alternativa adesiva no reparo in vivo de lesões ou suturas tem múltiplas aplicações clínicas, e contribuir nesse contexto é muito relevante para a Universidad de Las Americas, onde trabalho”. “O apoio do grupo de pesquisa da professora Eliane Trovatti tem sido fundamental nesse processo”, completa.
Trovatti, por sua vez, menciona que Rojas faz parte de um projeto de colaboração entre ela e o também docente no Chile, Elkin Suárez. “Aqui, sou supervisora do Felipe, e o supervisor do Chile é o professor Elkin. O coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral, também está colaborando em alguns testes relativos ao projeto, sobre o qual eu destacaria a busca por novos materiais para aplicação na área médica, como bioadesivos de origem natural”, ressalta.
A docente lembra ainda que “o Felipe está aqui neste momento, mas foi precedido pela professora Daniela Gatti, que ficou de 23 de novembro a 23 de dezembro trabalhando no mesmo projeto”. “Ele ficará aqui por um mês, de 9 de janeiro a 9 de fevereiro”, finaliza Trovatti.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *