Número de reclamações da Black Friday supera o de 2016
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Número de reclamações da Black Friday supera o de 2016
Foram registradas 2.887 reclamações, ante as 2.430 registradas em igual período no ano passado
25NOV2017| 6:54 - Black Friday - Foto: © REUTERS/Paulo Whitaker
A quantidade de reclamações feitas por consumidores da Black Friday até as 20h desta sexta-feira (24) ultrapassou o total de reclamações registradas até o mesmo horário de 2016.
De acordo com o site, a cada hora mais de cem novas queixas são registradas pelos consumidores, a maioria relacionada a propaganda enganosa, problemas para finalizar compras e divergências de valores.
Celular e smartphone aparecem na liderança dos itens mais reclamados, seguidos de TVs e perfumes. As categorias também estão na lista das mais compradas, depois dos eletrodomésticos, segundo o Ebit.O número de pedidos cresceu 23% para 887 mil entre 0h e 23h59 de quinta-feira (23) e o tíquete médio caiu 2%, de R$ 491 para R$ 483, apontou o monitoramento da plataforma de reclamações.
Para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimativa um faturamento de R$ 2,506 bilhões, valor 18% acima ao registrado em 20116.
FALSA PROMOÇÃO
Quase metade de todos os 633 atendimentos feitos pelo Procon-SP na data foram de queixas, a maioria delas relacionadas às grandes varejistas do país. CasasBahia.com, Extra.com e Ponto Frio, do grupo GPA, lideram as reclamações, seguidos do Magazine Luzia e B2W.
Um levantamento da reportagem, que acompanha desde o mês passado a variação dos preços de 719 itens participantes da Black Friday mostra que metade deles custava menos antes da “promoção” – ainda que o número seja menor ao registrado na mesma data do ano passado.
Nas redes sociais, segundo apurou a empresa de análise de dados Airfluencers, 268 mil comentários sobre a data foram feitos, sendo que 44,6% deles eram negativos. As marcas mais citadas foram Apple (69%), Samsung (15%) e Sony (9%).
Números consolidados das vendas e das reclamações da Black Friday serão divulgados até segunda-feira (27). Com informações da Folhapress.