Podcast Uniara realiza exposição sobre a Copa São Paulo de Ciclismo
Exposição, que mostra a história da competição, será realizada na unidade I da universidade
O Podcast Uniara, em parceria com a Biblioteca da Universidade de Araraquara, promove a exposição “Copa São Paulo de Ciclismo – Passeie pela história da Competição”, entre os dias os dias 15 de setembro e 15 de outubro, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). A atividade é gratuita e aberta a quaisquer interessados.
De acordo com o apresentador do Podcast e organizador da exposição, Alexandre Pierini, “será exposto cerca de vinte a trinta imagens trazendo a história da competição, que abrange várias cidades do interior do paulista. A competição é organizada pelo ex-ciclista araraquarense, Alessandro Giannini”.
“A ideia é dar um destaque para esse esporte que tem uma equipe muito boa de ciclismo e muita tradição em Araraquara. Queremos ressaltar a importância do ciclismo como modalidade e acentuar a história que ela possui. Realizamos essa exposição no sentido de resgatar a ideia de que o ciclismo araraquarense é forte, tradicional e conta com um dos nomes mais importantes do ciclismo brasileiro – Anésio Argenton”, explica.
Ela conta que “no final de outubro, a ideia é realizar a mesa ‘Mesa Redonda Anésio Argenton de Ciclismo’, onde vamos debater a modalidade, falar um pouco sobre a história do seu Anésio e sobre a Copa São Paulo de Ciclismo, desencadeando o desenvolvimento de novos atletas, sendo assim, um marco importante para a cidade de Araraquara”.
“Eu vejo essa exposição como uma mostra sobre a história e a trajetória de uma Copa de Ciclismo oficial, que figura hoje como o maior campeonato de ciclismo de estrada – speed – por etapas do país e que possui estreita relação com a cidade e com a equipe de ciclismo de Araraquara, sendo essa uma das modalidades mais tradicionais da cidade”, relata organizador da Copa São Paulo de Ciclismo, Alessandro Giannini.
O ex-atleta ressalta que “a Copa São Paulo de Ciclismo é realizada em Araraquara desde o seu primeiro ano de atividade, em 2009, e a etapa de Araraquara leva o nome de Anésio Argenton, araraquarense e patrono da prova, que foi o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas e a única medalha de ouro do ciclismo brasileiro em Jogos Pan-Americanos, além de diversos outros títulos e resultados memoráveis em nível nacional e internacional”.
“A Copa ajudou a revelar grandes nomes do ciclismo da cidade, do estado e do país. Creio que, em Araraquara, o principal seja o Lauro Chaman, um dos maiores ciclistas paraolímpicos do mundo e de elite do Brasil. Ele que é bicampeão da Copa São Paulo e participou assiduamente nos primeiros anos”, finaliza Giannini.
Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo e-mail apierini@uniara.com.br. O Podcast Uniara, que traz entrevistas com nomes ligados ao esporte, pode ser ouvido no Spotify – https://spoti.fi/3zVXouH – ou acompanhado no canal do YouTube da TV Uniara – www.youtube.com/tvuniaraararaquara. Outras informações estão disponíveis no Instagram – @podcastuniara
| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via Assessoria de Imprensa | CMA