Postos de saúde de Araraquara precisam de atenção, afirma Porsani
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |
IDN/Araraquara
Continuando a fiscalização dos problemas atuais em postos de saúde, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) esteve, na quarta-feira (17), nas unidades do Jardim Santa Lúcia e Vila Santana, ouvindo as demandas dos funcionários dos locais.
Na Unidade de Saúde (USF) “Aldo Cariani” (equipe II), a enfermeira responsável pelo local destacou a necessidade de que seja pensado um novo espaço onde eles possam realizar atividades recreativas com idosos. “A população araraquarense envelheceu e nada foi feito para que essas pessoas tenham qualidade de vida”, destacou Iramildes Silva.
A profissional ainda ressaltou que eles lidam diariamente com diversos problemas sociais e não há Centros de Referência de Assistência Social no entorno para onde esses casos poderiam ser encaminhados.
Segundo Iramildes, o Centro Dia do Idoso, apesar de realizar um bom trabalho com essas pessoas, não dá conta de atender todos os idosos da cidade, fazendo com que a maioria fique sozinha em casa. “Os idosos estão morrendo abandonados, afinal os filhos não os visitam e nós não conseguimos suprir a necessidade de atenção que eles têm.”
No espaço ainda há a reclamação de falta de segurança, a médica que atende no posto relatou que já teve o retrovisor do carro quebrado pela mãe de uma paciente, após encaminhar o caso da criança para o conselho tutelar.
Já na USF “Dr. Wilson Antunes Pereira” (equipe III), na Vila Santana, a reclamação é da precariedade do local e da falta de médico. Na casa onde funciona a unidade não há sala apropriada para aplicação de vacinas nem para curativos.
O espaço também está com problemas de infiltração e falta de agentes administrativos e comunitários. Dificultando a organização burocrática e a efetividade do Programa Saúde da Família, que consiste em atendimentos domiciliares.
“Vou entrar em contato com a secretária da Saúde, um posto não pode atender nessas condições, algo deve ser feito. Vou encaminhar todas as demandas ao Executivo e cobrar para que sejam solucionadas”, destacou Porsani.
Confira mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/PzmLuRzZ1LqR9Po98