Profissionais da área transmitem conteúdos atuais para o público da IX Semana de Moda da Uniara
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Profissionais da área transmitem conteúdos atuais para o público da IX Semana de Moda da Uniara
Evento foi realizado na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de setembro, na unidade I da universidade
03OUT2017 | 7:00 - Assessoria de imprensa da Uniara
Profissionais com larga experiência no mercado fizeram parte da programação da “IX Semana de Moda – Ciclo de Palestras”, promovida pelo curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento foi realizado na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de setembro, na unidade I da instituição.
A primeira palestra foi ministrada pela gerente comercial têxtil da SPGPrints Brasil LTDA, Érica Andrade Rocha. “Somos uma indústria de soluções têxteis e oferecemos uma variedade de impressões digitais e rotativas. Na ocasião, falei sobre as diferenças entre essas impressões e as particularidades de cada um dos processos, e trouxe, ainda, algumas amostras de referências de qualidade”, conta ela, que aproveitou para convidar os estudantes da graduação para conhecerem a estrutura fabril da empresa, em Piracicaba.
Na segunda parte da noite, Janaína Salgado e Taís Rolim, esta por videoconferência, da Trend², foram as responsáveis pela palestra “Cool hunters – São Paulo/Londres”. “O cool hunter vem antes de a roupa virar moda. Fazemos todo o estudo do mercado e de como o comportamento irá se converter em consumo. A partir disso, conseguimos prever quais serão as tendências que irão causar desejo pelo produto de determinada empresa”, explica Janaína.
A ideia, segundo ela, foi mostrar como são as fases de pesquisa e como é feito esse estudo até ele se tornar um produto. “A empresa é constituída por economia criativa, e temos uma correspondente em Milão e outra em Londres, a Taís. Ficamos muito gratos por mostrar um pouco da Trend² aos alunos e a quem eventualmente se encantar pela profissão”, declarou.
No dia 29, foi a vez das palestras “Chanel como precursora das mudanças culturais de seu tempo”, com Mônica Zaher, e “O império do efêmero: a moda e suas relações com a psicologia”, com Randal Alves dos Santos.
A coordenadora do curso de Design de Moda da Uniara, Vivian Huss, comenta que a intenção do evento é sempre trazer informações atuais sobre a área. “Estamos há nove anos trabalhando assim. Sempre fazemos o ciclo de palestras separado do desfile, que integra a segunda parte da Semana de Moda. As palestras abordam a produção industrial, a profissão e pesquisas na área para apresentar esse leque de possibilidades aos interessados”, explica a docente, que ressalta que o interesse do público foi muito grande durante as atividades.
A segunda parte da “IX Semana de Moda”, com desfiles de criações confeccionadas pelos estudantes do curso, está programada para novembro.
Vivian aproveita para lembrar que a graduação oferece as opções presencial e, atualmente, a distância. “No presencial, fomos conceituados com a nota 4 pelo Ministério da Educação – MEC, assim como também tiramos 4 na nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, e direcionamos mais ainda o currículo pedagógico. Ele abrange o jornalismo de moda, figurino, mulagem, história da arte e da moda, além de outras disciplinas”, destaca.
A mesma grade é oferecida para a modalidade a distância, de acordo com ela. “Assim, as pessoas podem estudar em suas casas, acompanhando videoaulas e textos. Ao longo do semestre, os estudantes contam com aulas presenciais em quatro sábados. É um encontro para a parte prática efetiva. Aproveitamos essa troca de experiências entre professores e entre os próprios alunos”, finaliza.
Outras informações sobre a graduação de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.