Brasil

Programa de Pós da Unesp aprova política de ações afirmativas


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Programa de Pós da Unesp aprova política de ações afirmativas
Em Presidente Prudente, medidas já terão validade no próximo processo seletivo, em 2019

8: |Ag: Notícias Unesp/ Amanda Fernandes | 2018JUL15

O professor Everaldo Melazzo, coordenador do programa de pós em geografia da Unesp em Presidente Prudente

O Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, câmpus de Presidente Prudente, instituiu uma política de ações afirmativas para o curso.

A instrução normativa, de maio de 2018, prevê a reserva de vagas para candidatos negros, pardos, indígenas, deficientes e pessoas oriundas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

As cotas deverão ser aplicadas já no processo seletivo de 2019, com 20% de vagas reservadas a esses candidatos. A previsão é que esse percentual aumente progressivamente nos próximos anos, chegando a 50% de reserva de vagas em 2021.

A política de ações afirmativas tem como objetivo promover a inclusão social e dar força à redução da desigualdade e da discriminação na comunidade.

De acordo com o professor Everaldo Santos Melazzo, coordenador do programa de pós-graduação em geografia da Unesp em Presidente Prudente, a implementação da política surgiu a partir de reuniões com o corpo discente. As demandas dos estudantes foram posteriormente estudadas, aprimoradas e aprovadas pelo conselho do programa na unidade.

Para Melazzo, o passo fundamental agora é aprimorar ainda mais as normas e ajudar na sua disseminação pela Unesp. Segundo o coordenador, já houve interesse de outras unidades em instituir ações afirmativas na pós-graduação.

“Nós queremos muito disseminar isso, porque a gente acredita que é um caminho correto para a pós-graduação. As desigualdades históricas desse país exigem a aplicação de ações afirmativas e a universidade pública não pode se furtar a esse debate”, afirma.

Com a adoção das ações afirmativas no programa da pós em Geografia, um dos mais conceituados do país na área, a Unesp passa a integrar um minoritário grupo de instituições de ensino superior do país que oferecem as medidas na pós-graduação.

A instrução normativa do Programa de Pós-graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, pode ser vista na íntegra através do seguinte endereço: http://www2.fct.unesp.br/pos/formularios/Geografia/Deliberacoes%20e%20Instrucoes%20Normativas/Instrucao%20Normativa%2010%20-%20Cotas%20PPGG.pdf

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *