Araraquara

Projetos para valorização da música erudita são aprovados pela Câmara

Iniciativas, votadas na terça-feira (13), instituem a ‘Semana Municipal da Música Erudita – Maestro José Tescari’ e o Programa de Valorização da Música Erudita


Dois projetos de lei foram aprovados na Sessão Ordinária da Câmara na última terça-feira (13) com o objetivo de valorizar a música erudita em Araraquara. Ambos são de autoria do vereador Rafael de Angeli (Republicanos) e aguardam sanção da Prefeitura para se tornarem leis municipais.

Uma das iniciativas aprovadas institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a “Semana Municipal da Música Erudita – Maestro José Tescari”, a ser comemorada anualmente na semana que compreender o dia 22 de novembro (dia de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos). O evento pode ser comemorado com palestras, seminários, concertos, recitais, exposições e apresentações artísticas que promovam a reflexão sobre a história e a importância da música erudita.

O outro projeto institui em Araraquara o Programa de Valorização da Música Erudita, que prevê a promoção de concertos e apresentações musicais; a realização de concursos artísticos de composição, canto solo, coral, instrumento solo, arranjo de câmara ou de orquestra; e a realização de aulas e palestras com compositores, instrumentistas, professores de música e historiadores da música; entre outras ações.

Durante a sessão, na Tribuna Popular, o maestro Rogério Toledo, também regente do Coral Uniara, e o professor de música e regente Antônio Alves Moraes fizeram a defesa da aprovação dos dois projetos. Estudantes do Centro de Artes e Línguas Toledo e Moraes e pais e mães de alunos estiveram presentes no Plenário.

“A música erudita precisa ser levada a todas as pessoas. Muitas vezes, as periferias, as camadas mais simples da sociedade, não têm acesso a um estudo musical mais sério. Mas elas podem, como todas as pessoas, cantar, tocar, dominar instrumentos das mais diferentes linhas, seja de música clássica, corda, sopro ou percussão. Nosso pedido às autoridades tem sido para que Araraquara possa ter, além das manifestações populares, um olhar mais voltado à música erudita: para os corais, as orquestras e os instrumentistas solistas”, disse Toledo.

Angeli declarou que a ideia de formulação dos dois projetos surgiu ao acompanhar uma apresentação do Coral Uniara no Teatro Municipal e ouvir o maestro Toledo fazer a sugestão de difundir a música erudita para toda a cidade.

“A música erudita, com suas profundas raízes históricas e culturais, desempenha um papel crucial na formação e no enriquecimento do patrimônio cultural de qualquer sociedade. Instituir a semana municipal não só presta uma merecida homenagem ao legado do maestro José Tescari, mas também promove a valorização e a disseminação da música erudita na comunidade”, afirmou Angeli.

O parlamentar ainda destacou que um dos pilares do novo programa municipal é “assegurar que todos os segmentos da sociedade tenham acesso à música erudita, independentemente de classe social, gênero, cor ou religião”.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | CMA

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *