Psicologia da Uniara promove o 12º Cine-Debate em comemoração ao Dia do Psicólogo
Serão realizadas duas sessões no dia 27, às 8h e às 19h, para os alunos da graduação
O curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara promove o seu 12º cine-debate em comemoração ao Dia do Psicólogo. A atividade contará com a exibição do filme “Família”, um drama mexicano dirigido por Rodrigo García, e um bate papo com a ex-aluna da graduação, Andrea Túbero, que fará a medicação do debate. Serão realizadas duas sessões no dia 27 de agosto, às 8h e às 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos. A atividade é destinada apenas aos alunos do curso.
A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, explica que o cine-debate, em comemoração ao Dia do Psicólogo, é uma tradição no curso. “É um evento planejado para cumprir múltiplos objetivos, dentre eles proporcionar um momento de descontração e integração entre os alunos de diferentes séries, fortalecendo o senso de comunidade e colaboração dentro do curso. Com cinco turmas no período diurno e cinco no noturno, é uma oportunidade rara em que as turmas se reúnem no auditório para compartilhar experiências, trocar ideias e estabelecer novas conexões”, relata.
Ela enfatiza que, “além do aspecto social, o cine-debate é uma ferramenta pedagógica valiosa”. “Por meio da sétima arte, os alunos são convidados a refletir sobre enredos que espelham questões cotidianas e desafios contemporâneos, promovendo uma análise crítica e profunda dos temas abordados a partir das discussões trazidas pela mediadora convidada”, comenta.
Neste ano, para intermediar o debate, Simoni conta que haverá a participação da ex-aluna do curso, Andrea Túbero, “que trará suas reflexões para mediar o debate”. “Esse exercício de reflexão estimula os participantes a identificarem e discutirem aspectos psicológicos representados nos filmes, o que enriquece seu aprendizado teórico e prático. Nesse sentido, o evento não apenas celebra o Dia do Psicólogo, mas também reforça o compromisso do curso em proporcionar uma formação completa e integrada, que vai além da sala de aula e envolve experiências culturais que ampliam o horizonte de nossos futuros profissionais”, finaliza.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|