Queimadas urbanas, prejuízo ao meio ambiente e à saúde da população
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Queimadas urbanas, prejuízo ao meio ambiente e à saúde da população
Docente de Biologia da Uniara fala sobre o problema e dá dicas de como tentar evitá-lo
08OUT2017 | 8:13 - Assessoria de imprensa da Uniara
Recentemente, Araraquara passou por um grande período de tempo seco e altas temperaturas, o que facilita a ocorrência de queimadas. Os malefícios trazidos pelo problema afetam não só o meio ambiente, como também a saúde do ser humano. O ambientalista e professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Adalberto Gonçalves Cunha, comenta que, no município, o inverno foi atípico, muito quente e seco e, com isso, os focos de incêndio foram numerosos, em todas as regiões da cidade.
“Em termos de saúde, é muito prejudicial, pois afeta o aparelho respiratório, principalmente de crianças e idosos que já têm problemas. Isso leva a um aumento pela busca por socorro, superlotando os hospitais e serviços de saúde”, comenta o docente.
Para o meio ambiente, de acordo com ele, o maior prejuízo é a perda da vegetação e de pequenos animais que vivem na área afetada. “Muitas vezes eles não têm outros locais para sobreviverem e, quando o fogo chega, acabam morrendo. Outro problema é que, sem mata, em algumas áreas, pode ocorrer que, na chuva, a terra dos locais afetados acabe indo para os rios e riachos, o que prejudica mais ainda esses espaços”, alerta.
Há produtores que promovem queimadas que, embora sejam em suas propriedades, a fumaça e a fagulha, muitas vezes, atingem o perímetro urbano das cidades e trazem problemas respiratórios à população, além da sujeira. “Em termos de queimadas rurais, há uma série de legislações que limitam o ato, seja para destruir pragas no terreno, seja para limpar o solo. Mas é bom salientar que são poucas as permissões que o órgão de fiscalização fornece aqui no estado”, diz Cunha.
Para tentar evitar as queimadas, ele aconselha manter o terreno limpo, com aceiros nas laterais, e que não se permita jogar restos de madeiras, papeis e outros resíduos que podem alimentar o fogo.
“O fogo pode ser ateado, mas às vezes perde-se o controle de sua direção, o que pode causar até morte de pessoas. As queimadas urbanas são consideradas crimes e precisam ser avisadas aos órgãos de fiscalização. Apesar de ser uma forma bem simples de ‘limpar’ o terreno, podem causar muitos danos, e alguns severos. Ligue para a Defesa Civil, para os bombeiros, peça ajuda. Seja consciente”, finaliza Cunha.
Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.