Rafael Torres Azevedo recebe Diploma de Atuação na Política sobre Drogas
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Sessão Solene da Câmara Municipal foi realizada na noite de segunda-feira (26) e homenageou o psicólogo e funcionário do Caps-AD
O Diploma de Atuação na Política sobre Drogas de 2021 foi entregue ao psicólogo Rafael Torres Azevedo, funcionário do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain” (Caps-AD), em Sessão Solene da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (26).
A indicação do homenageado é feita pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Araraquara (Comad) entre as sugestões apresentadas por vereadores, entidades, associações, sociedade civil, secretarias e conselhos municipais.
Instituída em 2011, a honraria é entregue a pessoas que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos de prevenção quanto ao uso de drogas ou de reabilitação de usuários, como forma de incentivar ações da sociedade civil.
“Seu trabalho no Caps-AD é reconhecido por sua abordagem humanizada e empática. O Rafael busca estabelecer vínculos terapêuticos sólidos com seus pacientes, proporcionando um ambiente seguro para a expressão de emoções e experiências. Sua atuação é guiada pelo compromisso de promover a dignidade humana, fornecendo suporte emocional e estratégias eficazes para enfrentar os desafios da dependência química, que não são poucos”, disse o vereador Alcindo Sabino (PT), que presidiu a sessão.
Representando o Comad, Matheus Caracho Nunes, que era presidente do conselho quando a indicação foi apresentada, destacou que Rafael Azevedo defende a valorização da ciência e do cuidado. “Ele defende uma política de drogas baseada em evidências, e não em ‘achismos’. Que privilegia o cuidado e a atenção, sobretudo para aqueles que mais sofrem, para as pessoas que são vulnerabilizadas pelo cotidiano violento, para os pretos, pobres e periféricos. Atuando no Caps-AD, o Rafael vem desenvolvendo um trabalho muito elogiado”, afirmou.
A gestora do Caps-AD, Stella Glenia Tostes Dias, falou sobre o orgulho de trabalhar com Rafael. “É uma honra dividir uma jornada com esse menino. Uma jornada que ele conduz com muita dedicação, afinco, responsabilidade e conhecimento. Essa homenagem é mais que merecida. Essa e todas as outras que você vai receber ao longo da sua vida”, declarou.
Rafael agradeceu pela homenagem e utilizou seu discurso para relatar suas experiências e seus métodos de acolhimento e tratamento dos dependentes químicos. “Eu falo para os meus pacientes do Caps-AD que eles não têm problemas com drogas. A droga vem para preencher algo que está errado. E, se a gente não for à raiz do problema, vai continuar preenchendo”, observou.
“A gente precisa começar a entender a questão das drogas muito além da dependência química. Segundo a OMS, a grande maioria das pessoas que usam drogas não tem problema. É uma minoria. E é para essa minoria que a gente trabalha no Caps-AD diariamente. A gente precisa rever essa questão das drogas, pensar em regulamentação, parar de hipocrisia”, opinou Rafael.
O evento ainda teve presenças da vereadora Fabi Virgílio (PT) e da secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, além de familiares e amigos do homenageado.
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser assistida na íntegra pelo YouTube.
Biografia
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Rafael Torres Azevedo tem mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cuja pesquisa é denominada “Redução de danos e vínculos com usuários de drogas: a escuta do olhar de um palhaço” — nesse estudo, Rafael atuou como palhaço para criar vínculos e se aproximar da população em situação de rua (a maioria, usuária de álcool e outras drogas).
O homenageado trabalha principalmente nos temas dependência química, redução de danos e resiliência aos sujeitos mais vulneráveis.
| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara