Solenidade de posse dos novos membros na Academia Araraquarense de Letras acontece neste sábado, dia 10
Evento contará com assinatura de convênio com o município por meio do NEAB da Uniara
No próximo sábado, dia 10 de agosto, o Teatro Municipal de Araraquara será palco da solenidade de posse dos novos membros da Academia Araraquarense de Letras, Alessandra de Cássia Laurindo, Dimas Eduardo Ramalho e Ida Maris Sávio Scarafiz. No evento, que conta com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB da Universidade de Araraquara – Uniara, haverá a assinatura de um convênio entre o NEAB, o município e a Academia para terminarem o esboço da cartilha de termos antirracistas. A solenidade também contará com poesia, literatura e uma apresentação da Orquestra Filarmônica da USP. A entrada é gratuita e aberta ao público, por isso, os interessados deverão chegar antecipadamente para garantir seu acesso.
O presidente da Academia, coordenador do curso de Direito e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Fernando Passos, afirma que, além das posses dos novos membros, o evento contará com o lançamento de uma música de sua autoria. “No início da cerimônia será interpretada uma canção composta por mim que tem como título ‘Mi Mi Mi’, baseada em uma poesia minha, um libelo contra o racismo”, relata.
“Vamos receber três novos acadêmicos de grande importância, que já tem vários livros, discos, e com trabalhos excepcionais divulgados. A Alessandra Laurindo, com todos os seus escritos e que tem a vida toda dedicada ao combate ao racismo, sendo uma das maiores referências como coordenadora atual de Política Étnico Raciais do município e referência no país. Saudamos também nosso querido amigo Dimas Eduardo Ramalho, professor licenciado da Uniara, que tem uma história muito ligada a cultura – o que poucas pessoas conhecem -, as artes, tem livros e textos técnicos publicados. É um profissional excepcional. Também assume uma cadeira nesta solenidade, Ida Maris Sávio Scarafiz, ela é contadora, escritora, cantora, compositora e violonista de Araraquara, com extensos trabalhos em todas estas áreas citadas”, ressalta Passos.
Durante a cerimônia também será realizada “a assinatura de um convênio com o município por meio do NEAB da Uniara, que apoia a realização do evento”. “Faremos uma assinatura de convênio entre o NEAB da Uniara e o município para a Academia terminar o esboço da cartilha de termos antirracistas”, revela.
De acordo com o coordenador do Núcleo, Edmundo Alves de Oliveira, “o NEAB está desenvolvendo uma atividade cultural de incentivo e já que a Academia, por natureza é uma associação cultural, nós estamos ajudando e apoiando e, em especial, saudando a posse dos novos membros”.
A Academia Araraquarense de Letras foi fundada em abril de 2009 pela escritora Aparecida Aguiar, e teve como objetivo valorizar a língua e a literatura nacional, bem como promover e estimular a produção literária e sócio cultural. Segundo Passos, a academia conta hoje com quarenta cadeiras e trinta e nove membros – somando a posse dos três acadêmicos.
Mais informações sobre o NEAB da Uniara estão disponíveis no endereço https://www.uniara.com.br/neab. Detalhes sobre a Academia Araraquarense de Letras podem ser obtidos no Instagram – @academiaararaquarensedeletras.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|