TCC de Engenharia Agronômica da Uniara analisa implantação de uma horta sob a copa de uma árvore
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
TCC de Engenharia Agronômica da Uniara analisa implantação de uma horta sob a copa de uma árvore
Projeto de Victor Gonçalves Paganini, idealizado pela bióloga Mariana Crespo Mello, foi orientado pelo professor Adilson José Rocha Mello
25NOV2017 | 6:33 - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto ©Uniara
O estudante do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Victor Gonçalves Paganini, desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC a “Implantação de uma horta no formato de mandala em espiral sob a copa de uma árvore na Chácara Flora, dentro da microbacia do córrego Ribeirão da Cruzes, Araraquara, SP”. O projeto, idealizado pela bióloga Mariana Crespo Mello, foi orientado pelo professor da graduação, Adilson José Rocha Mello.
Paganini e Mello explicam que o Sistema Mandala é uma produção agroecológica de baixo custo, sustentável, que utiliza e reutiliza insumos da propriedade com o reaproveitamento da água. “Isso favorece uma alimentação saudável, auxilia na renda devido às trocas ou à venda do excedente da produção, e resgata a diversidade das plantas produzidas, o que incentiva o uso de sementes e variedades regionais e adaptadas. Além disso, é um método livre do uso de agrotóxicos ou de qualquer defensivo agrícola, e de adubos químicos”, destacam.
Eles contam que o trabalho teve início em julho, quando esperavam as primeiras chuvas para fazerem o armazenamento da água que seria utilizada nos canteiros das alfaces. “Assim que realizamos o plantio das mudas, iniciamos as irrigações, feitas planta a planta, sem molhar as folhas. Foi interessante, pois a alface não tolera muito molhamento das folhas devido à possibilidade de doenças. Dessa forma, as irrigações realizadas no pé da planta, proporcionaram economia de água e uma condição de maior sanidade foliar”, detalham.
Como conclusões, o estudante e o docente apontam que as alfaces mais próximas ao tronco da árvore produziram 2,2 vezes mais folhas do que as alfaces que estavam na cauda da espiral, – “linha mais externa da espiral -, e o quadrante que mais produziu foi aquele voltado para o nascer do sol (Leste)”. “No dia a dia, no acompanhamento das irrigações e dos tratos culturais, retirando-se um ou outro galho que caía da árvore sobre as plantas de alface, era perceptível visualmente a diferença de vigor, de turgidez das plantas localizadas mais no interior da mandala em relação àquelas que se encontravam mais na sua periferia”, finalizam.
Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.