Uniara realiza o Programa de Comunicação Oral e Voz para Educadores
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação
Os departamentos de Ciências Biológicas e da Saúde – CHS e de Ciências Humanas e Sociais – CHS, e o Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – Mestrado em Educação – da Universidade de Araraquara – Uniara realizam, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SME de Araraquara, o Programa de Comunicação Oral e Voz para Educadores.
O projeto é coordenado pela professora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância, e do Mestrado em Educação, além de fonoaudióloga da Clínica de Fonoaudiologia da universidade, Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone. “A proposta básica é despertar professores para o valor da comunicação oral nas interações em sala de aula, e compreender o impacto das formas de falar e da voz nesse processo de interação, ou seja, como falar sem impactos negativos e como cuidar da saúde vocal”, explica a docente.
Ela menciona que o projeto de extensão universitária é realizado há mais de dez anos, e reforça que tem como principal parceria a SME, “que apoia sua realização desde o início”. “Passou por várias fases: com professores sendo convidados a participarem de palestras e de grupos terapêuticos fora da escola e, finalmente, nos últimos anos, passamos a realizar rodas de conversas sobre o tema nas escolas, em horários de reuniões pedagógicas ou horários de trabalho pedagógico coletivo – HTPC, sem necessidade de os professores se deslocarem para outros espaços”, detalha.
Anualmente, assim que se iniciam as atividades letivas, a coordenadora começa a fazer contato com as escolas ainda não visitadas para agendar a ação, que é denominada “Vivência em Voz”. “Até o ano passado, já foi possível realizá-la na maioria das escolas de educação infantil e de ensino fundamental do município”, relata a professora.
O agendamento das ações é feito por Dragone, que entra em contato com as direções das instituições indicadas pela SME. “Já ocorreu de algumas escolas fazerem contato e solicitarem a ação e, quando isso ocorre, tentamos ajustar o calendário para atendê-las, mesmo que fora do cronograma. É muito gratificante perceber o interesse dos professores sobre essa temática e o quanto eles passam a valorizar suas percepções sobre as interações por comunicação oral em sala de aula, a refletirem sobre como as realizam e como podem aprimorá-las para favorecerem o processo de dialogar com os alunos e, consequentemente, o processo de ensinar e aprender”, finaliza a coordenadora.
Mais detalhes sobre o Programa de Comunicação Oral e Voz para Educadores podem ser obtidos pelo e-mail mldragone@uniara.com.br. Informações sobre os cursos da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|