Araraquara

Vulnerabilidade social precisa ser combatida em todos os eixos


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Vulnerabilidade social precisa ser combatida em todos os eixos
Dentre as ações previstas em seu plano de governo estão atenção às pessoas em situação de rua e vítimas de violência

9.30| 25SET2016
Aluisio Braz

“Cuidar das pessoas” é o compromisso do candidato à prefeitura Aluisio Boi em Araraquara. Em seu plano de governo, há propostas para todas as áreas de interesse social, inclusive para as pessoas que estão em situação de rua e são vítimas de violência.

Hoje, a cidade oferece acolhimento nas unidades do Centro Pop e Casa Transitória, além de uma parceria com a Associação São Pio.  Em números absolutos, somente no ano passado, mais de 630 pessoas foram acolhidas no Centro Pop e outras 538, em situação de rua, foram atendidas pela Casa Transitória.

Mesmo com números consideráveis, o candidato à prefeitura defende a ampliação dos atendimentos da Casa Transitória às pessoas nessa situação, além de fortalecer as equipes e a estrutura de trabalho do Centro Pop. Outra medida é a integração dos serviços oferecidos pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social com o setor da saúde, para tratamentos de droga e alcoo­lismo.

“As pessoas não estão nessa situação aleatoriamente, há todo um contexto social que precisa ser analisado. A grande maioria dessa população está envolvida com algum tipo de droga, seja álcool ou até mesmo outras ilícitas. O que deve ser trabalhado são as situações que levam as pessoas a estarem nas ruas e combater cada uma delas”, justifica Aluisio Boi.

 Voltado as políticas sociais e de combate à desigualdade social, Boi ressalta o importante papel dos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social), que são referência para 27 mil famílias de Araraquara e que, somente em 2015, atenderam 5 mil delas.

Outra importante ferramenta de interesse social é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que oferece apoio às pessoas em situações de risco e vítimas de qualquer tipo de violência. Até 2015, a unidade atendeu mais de 540 famílias, 120 idosos e 66 adolescentes em medidas sócio educativas.

“O CREAS desenvolve um trabalho fundamental, porém precisamos fortalecer o Centro da Juventude, através da realização e ampliação da oferta de cursos e expandir as oportunidades de educação, esporte, cultura e lazer para toda a cidade e, desta forma, combater qualquer tipo de vulnerabilidade e violência”, justifica Aluisio Boi.

Segundo o candidato, os novos núcleos habitacionais, na zona norte da cidade, são a região mais carente desses serviços. Para atender a demanda, Aluisio Boi destaca a necessidade de levar os equipamentos públicos para a região.

“Hoje, o meu compromisso é de equipar essa região, com a construção de duas creches, escola em tempo integral, de dança, além de uma unidade do CRAS. Só quando trabalhamos todos os eixos combatemos a vulnerabilidade social”, finaliza.

 

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *